Logo CNA

CNA aborda expectativas e desafios da bovinocultura de corte na Agrotins
Whats App Image 2023 05 17 at 15 13 46 1

Técnico da Comissão Nacional deu palestra no estande do Sistema Faet/Senar, na quarta (17)

17 de maio 2023
Por CNA

Brasília (17/05/2023) – O assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Rafael Ribeiro, falou sobre o mercado do boi gordo, expectativas e desafios do setor durante a programação da Agrotins, na quarta (17), em Palmas (TO).

O técnico abordou ainda o uso de tecnologia, sustentabilidade, custos de produção, rastreabilidade, exportação, entre outros temas relacionados à cadeia produtiva. A palestra foi realizada no estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) na feira.

De acordo com Ribeiro, em relação ao mercado do boi gordo, houve aumento da oferta de animais para abate e, consequentemente, maior disponibilidade de carne bovina desde 2022. Por outro lado, o consumo doméstico foi prejudicado, entre outros fatores, pela queda na renda da população.

O representante da CNA afirmou que as exportações recuaram em março e abril devido à suspensão das vendas para a China, mas que as expectativas são positivas para o segundo semestre de 2023 com a retomada do mercado chinês e para outros como Estados Unidos, Oriente Médio, Chile, Indonésia, Filipinas e Egito.

Para o futuro, Ribeiro acredita ser necessário avançar cada vez mais com o uso de tecnologias na atividade para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, além de melhorar a gestão e ampliar o uso de ferramentas de proteção de preços e custos por parte dos produtores rurais.

Febre aftosa – Outro ponto abordado por Rafael Ribeiro são os avanços na retirada da vacina contra febre aftosa que ampliam o potencial brasileiro no mercado internacional, com a possibilidade de acessar os mercados japonês e sul-coreano, que só compram de países livre de febre aftosa sem vacinação.

O técnico da CNA também falou sobre a rastreabilidade individual.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação