ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

Cidadania Rural: Senar e CRC/MA empoderam produtores em Imperatriz e Balsas
C7a004bf 524d 440e 8245 1be001ad72c5

Seminários esclarecem dúvidas sobre legislação e tributação, capacitando o setor rural

10 de setembro 2024

Por: Leocandida Rocha

Fonte: SENAR MA

O Sistema Faema/Senar, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA), realizou com sucesso dois seminários sobre Cidadania Rural nos municípios de Imperatriz e Balsas.

Os eventos, que reuniram cerca de 300 pessoas entre produtores rurais, contadores e estudantes das ciências agrárias e de contabilidade, tiveram como objetivo principal esclarecer dúvidas sobre a legislação do setor rural, direitos, deveres e obrigações tributárias e previdenciárias.

A escolha de Imperatriz e Balsas como sedes dos seminários não foi por acaso. Ambas as cidades são consideradas polos agrícolas do Maranhão e concentram um grande número de produtores rurais, o que torna a discussão sobre a legislação rural ainda mais relevante.

Os seminários foram um sucesso, proporcionando aos participantes uma oportunidade de se atualizar sobre as principais questões da legislação rural e tirar dúvidas com especialistas. A iniciativa contribuiu para a inclusão social e a redução de falhas nos recolhimentos de tributos, além de fortalecer o setor produtivo.

Ao habilitar os produtores rurais com conhecimento sobre a legislação e a tributação, o Sistema Faema/Senar e o CRC/MA contribuem para o desenvolvimento sustentável do agronegócio maranhense.

Parcerias de sucesso - Em Imperatriz, a parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (Sinrural) foi fundamental para o sucesso do evento, cedendo espaço e convocando pessoas do setor rural interessadas em se informar sobre os temas em questão. Já em Balsas, o Centro Universitário de Balsas (Unibalsas), que sediou o seminário, contribuiu também para a divulgação e organização do seminário.

O Sinrural, na ocasião, foi representado pelo produtor rural e tesoureiro da entidade, Jairo Farias. O CRC/MA, teve a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Imperatriz, Geovania Pereira Pinho, que representou a presidente, Ana Lígia Coelho Martins.

Em Balsas, o presidente do Sinrural, Aito Zamignan destacou o papel do sistema Faema/Senar em projetos que envolvem o produtor rural. Ligia Alves coordenou os trabalhos do Conselho. Da Unibalsas, participou a diretora acadêmica da Unibalsas, Camila Sousa.

O workshop foi prestigiado por diversas autoridades do setor rural e de contabilidade. Destaque para o secretário municipal de Agricultura, Francisco de Assis de Sousa Miranda., do delegado regional do CRC/MA, Ricardo Weller. A realização dos seminários nas duas cidades foi de responsabilidade da equipe do sistema Faema/Senar, sob a coordenação do setor de Arrecadação comandada pelo assessor, Raimundo José Lopes Pereira e Cleiton José Pereira.

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre temas como: ‘Contribuição previdenciária rural (Funrural) e contribuição do Senar’, pelo contador e consultor tributário Elielton Souza de Miranda, que apresentou as principais informações sobre essa importante contribuição que os produtores rurais precisam recolher.

Ele assegurou estar satisfeito com a participação de dezenas de pessoas em ambos os municípios onde participou e ressaltou: "Foi um prazer realizar uma palestra sobre a Funrural e a contribuição destinada ao Senar. A decisão é necessária para um setor tão forte que tem se desenvolvido ano após ano, no Brasil e no estado do Maranhão”, acentuou.

‘Imposto de Renda do produtor rural e livro caixa digital’, foi a temática aplicada pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Cícero Viana de Sousa, que detalhou as regras para o cálculo e pagamento do imposto de renda, além de apresentar o livro caixa digital.

A especialista em contabilidade, direito e tributação do agronegócio, Mariana Moreira, abordou as principais questões tributárias que envolvem o agronegócio, auxiliando os participantes a entender as complexidades do sistema tributário.

O coordenador regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar, Egon Bastos, representou o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho nas duas oportunidades.

Ele destacou a iniciativa e disse ter chegado em boa hora para os produtores assistidos pela ATeG e por outros que necessitam da informação. Para ele, os dois dias foram ricos em conhecimento e partilha de informações primordiais para quem milita no setor que tem se fortalecido a cada ano no estado.

"Estamos muito satisfeitos com a realização deste seminário, que esclareceu muitas dúvidas e atualizou os produtores sobre as questões tributárias”, disse, salientou a qualidade das palestras e dos conferencistas convidados.

A médica veterinária e professora universitária em Balsas, levou alunos da sua disciplina para participar na edição em Balsas. Ela elogiou o trabalho apresentado e disse ter sido fundamental os profissionais que trabalham com o produtor rural estejam atualizados sobre a legislação e as questões tributárias, para que possam prestar um serviço de qualidade."

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas