Mato Grosso
Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável começa nesta quinta-feira
A Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável traz palestrantes e especialistas para debater os desafios e as perspectivas do setor.
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável começa nesta quinta-feira
Com o objetivo de promover e fortalecer o desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental da agroindustrialização, a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável traz palestrantes e especialistas para debater os desafios e as perspectivas do setor. O evento é realizado pelo Sistema Famato, por meio do Senar-MT, e pelo Sistema Fiemt durante os dias 15 e 16 de agosto no Centro de Eventos Fatec Senai-MT, em Cuiabá.
Mato Grosso foi escolhido para sediar o evento devido à alta produtividade agrícola, combinada com um crescente setor industrial e um compromisso com a sustentabilidade. O estado conta com mais de 78 mil trabalhadores diretos na agroindústria.
A indústria de abate de bovinos concentra o maior número de trabalhadores (22.975), seguida pela fabricação de álcool (8.934) e o abate de suínos (7.556). Além disso, 23% da massa salarial total do agronegócio é agroindustrial.
A agroindústria não se limita à geração de novos empregos. O setor também impacta na economia local de forma significativa. A cada R$ 1 milhão investido na fabricação de farelo de soja, são geradas 23 novas oportunidades em Mato Grosso. Para o óleo de soja, esse número aumenta para 25 novos empregos.
"Os centros urbanos não conhecem muito da realidade do agronegócio do nosso estado, que nos orgulha muito. Nós somos campeões de produção de vários produtos que colocam a gente nesse patamar hoje como um cenário de destaque na economia, contribuindo não só com o Mato Grosso, mas com o mundo. O que as duas casas estão proporcionando com esse evento é atender a demanda do nosso estado, inovando sempre e dando ao produtor rural aquilo que precisa, agregando valor, industrializando juntos”, explica o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
Programação
A abertura do evento está marcada para a quinta-feira (15), às 18h. Em seguida, o professor Marcos Troyjo ministra a palestra inaugural com o tema “Policrises ou Poli-Oportunidades: A Economia Global e os Desafios da Agroindustrialização Brasileira”.
Na sexta-feira (16), o evento começa às 8h, com painéis de especialistas renomados discutindo temas atuais sobre a agroindústria. Os grandes desafios da agroindústria e da inovação, a necessidade de transição energética, a bioeconomia e os biocombustíveis são alguns dos assuntos que serão tratados durante os painéis de discussão.
Ao final do evento, o professor Paulo Vicente Cabral, da Fundação Dom Cabral, fará a palestra de encerramento sobre o tema “Do Agronegócio à Agroindustrialização”.
Para realizar a inscrição e saber mais sobre a programação, além de conhecer tecnologias emergentes e as soluções criativas que transformam a agroindústria, acesse clicando aqui.