Logo CNA

Cerca de 50 cursos gratuitos serão promovidos na região Sul em novembro
Ncr dsc06067 0 0 60622000 1515060837

A intenção é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência

8 de novembro 2017
Por Senar

Com o objetivo de oferecer qualificação em diversas áreas no meio rural o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente cursos e treinamentos de forma totalmente gratuita a produtores, trabalhadores e empreendedores rurais.

As capacitações são divididas por região. No Sul do Estado, em novembro, serão cerca de 50 cursos em diferentes municípios. Aproximadamente 815 produtores rurais serão beneficiados.

A intenção, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo, é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação, consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, complementa.

Para a região Sul está programado nos dias 08 e 09 o treinamento sobre Formas Associativas no Meio Rural, em Palhoça. O município de Laguna receberá nos dias 09 e 10 o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. A qualificação em jardineiro está programada para os dias 13 e 14, em Rio Fortuna. No mesmo período Anitápolis terá a capacitação em conservas de frutas, hortaliças e temperos.

Também nos dias 13 e 14 será realizado em Antônio Carlos o treinamento de meliponicultura. Controle agroecológico de pragas e doenças será o curso oferecido em Santo Amaro da Imperatriz nos dias 16 e 17. Em Treviso, no dia 14, ocorrerá a capacitação em emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural. A qualificação em olericultura orgânica está prevista para os dias 20 e 21, em São José. No mesmo período ocorrerá o curso Turismo Rural – Acolhida no Meio Rural, em Garopaba.

Nos dias 21 e 22 Tubarão terá o treinamento em processamento de carne de frango e Garopaba o de turismo rural – acolhida no meio rural. A capacitação em comercialização na propriedade rural será ofertada nos dias 22 e 23 em Anitápolis. Nos dias 23 e 24 será promovido em São Pedro de Alcântara o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. A qualificação em criação de abelha rainha está programada para os dias 27 e 28, em Orleans.

Formas associativistas no meio rural será o treinamento desenvolvido em Santo Amaro da Imperatriz nos dias 27 e 28. No período de 27 a 30 será promovido em Jaguaruna o curso de artesanato com pintura. O município de Laguna terá nos dias 28 e 29 a qualificação em beneficiamento e conservação de pescado. Inclusão Digital Rural será tema de qualificação em Balneário Arroio do Silva nos dias 29 e 30.

Matérias Relacionadas