Logo CNA

Mato Grosso

Casados há 43 anos, Raquel e Milton concluem curso de relacionamento em Cáceres
12022021110635

O treinamento de Relacionamento Interpessoal foi realizado na comunidade Remanso Fraterno João Gabriel, por meio da parceria entre o Senar-MT e Sindicato Rural de Cáceres.

13 de fevereiro 2021

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Com três filhos, sete netos e dois bisnetos, o casal Milton Fonseca e Silva (62) e Raquel de Lara Flores (71) resolveu aproveitar o tempo para aprender a se relacionar. Às vésperas do dia de São Valentim, dia dos namorados comemorado internacionalmente em 14 de fevereiro, os aposentados que estão casados há 43 anos concluíram o curso de Relacionamento Interpessoal, para melhorar a tratativa entre si e com as outras pessoas.

O treinamento foi realizado na comunidade Remanso Fraterno João Gabriel, em Cáceres, por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Cáceres. Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Andréa Chaves, não há como desvincular a vida pessoal da profissional. “Não tem como se dar bem no trabalho se você está passando por problemas em casa. O curso é transversal, em qualquer área você tem que saber se relacionar com as pessoas”, explica a instrutora.

Sobre o casal de alunos de Cáceres, Chaves afirma que eles foram excelentes, mas confessa que inicialmente discordavam bastante. “O tempo todo, mas eles mesmos diziam que era briga boba. Não se desrespeitavam nem se diminuíam”.

Segundo Raquel, o motivo eram as indiretas durante as aulas. “Toda vez que vinha uma chapuletada, ele virava pra mim e dizia ‘isso é pra você’. Mas eu também não ficava pra trás. Quando escutava alguma coisa que ele fazia, também cutucava”. (risos)

Apesar das discordâncias, o companheirismo do casal chamou a atenção da turma. Por conta da diabetes, Milton amputou uma das pernas e não enxerga muito bem, por isso, dependeu da esposa para realizar algumas atividades. “Eu via as letras e não conseguia ler, mas ela sentou perto de mim e deu certo”.

Para a aposentada, o curso foi muito esclarecedor e trouxe um conhecimento que jamais teve. “Antes não ensinavam a gente a como agir em algumas situações, hoje que a gente aprende que não precisa brigar”. Segundo ela, o conhecimento também ajudou a vencer traumas. “Aprendemos a esquecer as mágoas e a não lembrar do passado. Acho que agora dá para passar mais 43 anos casada”, afirmou.

Projetos – Este foi o primeiro treinamento pelo Senar-MT que o casal concluiu e eles não pretendem parar. Agora querem aprender informática. “Os netos já nasceram vivendo isso, mas nós não”, disse Milton. “Queremos aprender mais, tem muita coisa que a gente não sabe”, afirmou Raquel.

O curso que o casal pretende fazer é o de Inclusão Digital Rural e já está previsto para ser realizado em 2021, pelo Sindicato Rural de Cáceres em parceria com o Senar-MT.

Matérias Relacionadas