Logo CNA

Campo Futuro analisa custos de produção do café arábica em Minas Gerais
9963ca1a 5904 46f9 8e69 ab58cd522a89

Produtores rurais do município de Santa Rita do Sapucaí participaram do encontro

10 de julho 2019
Por CNA

Brasília (10/07/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro visitaram na terça (9) produtores rurais do município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para levantar os custos de produção do café arábica.

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

A coleta de dados no município mineiro foi realizada pelo Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) e contou com a presença da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

De acordo com o técnico do CIM/UFLA, Matheus Mangia, os resultados prévios do levantamento indicam um Custo Operacional Efetivo (COE) de R$ 457,98 por saca.

“Os custos com mão de obra representam 47% desse valor. Com relação às despesas com insumos, os fertilizantes representam 20% do COE”, disse Matheus.

O produtor Ney Carneiro participou do encontro e afirmou que foi interessante para conhecer a realidade dos custos da atividade. “Nós fizemos um comparativo das despesas com outras regiões. Dessa forma, conseguimos pensar como enxugar esses custos”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação