Logo CNA

Paraíba

Campina Grande vai sediar retomada das exposições agropecuárias na Paraíba
Exposicao 2 768x512

26 de agosto 2021

Por: Ascom Sistema Faepa/Senar-PB

Produtores de caprinos e ovinos, de todo o Brasil, vão se encontrar no mês de setembro em Campina Grande, durante a Expo Apacco 2021. O evento marca a retomada das exposições agropecuárias no Estado e acontecerá entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro. A programação contará com eventos de porte nacional e regional.

O Sistema Faepa/Senar Paraíba, a Sociedade Rural da Paraíba e Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) são as instituições realizadoras do evento, que acontecerá de modo híbrido, com atividades no local e transmissão pela internet.

“Vai ser um verdadeiro sucesso, esperamos poder influenciar e estimular positivamente a cadeia da caprinovinocultura em nosso Estado”, afirmou o presidente do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba, em convite aos produtores brasileiro para participação no evento. (Veja vídeo abaixo).


Durante sete dias, o Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho vai receber a Exposição Nordestina de Dorper e White Dorper, a 4ª Nacional da Raça Somalis Brasileira, a Nacional das Raças Leiteiras, a Copa Cabrito da Raça Anglo Nubiana e a Expo Boer Brasil.

“A expectativa é que teremos entre 1.800 e 2.000 animais, o que nos permite afirmar que será o maior evento voltado para a ovinocaprinocultura da América Latina”, avaliou o presidente da Apacco, Pedro Martins.

A qualidade técnica de algumas das raças dos animais em exposição será avaliada por juízes de padrão internacional. Segundo os organizadores, um deles da Espanha (raça Murciana) e outro dos Estados Unidos (raças leiteiras).

Estímulo ao queijo caprino

O queijo é o produto de maior destaque derivado da criação de cabras e terá um lugar especial na programação da exposição. Segundo Pedro Martins, durante o evento haverá o lançamento do projeto “Rota do Queijo Caprino”, assim como um Festival dedicado ao queijo de cabra.

As experiências gastronômicas ligadas ao mundo da caprinocultura contarão ainda com oficinas de gastronomia com uso de palma, queijos caprinos e carnes tanto de cabra quanto de ovinos.

A Expo Apacco 2021 conta ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC), do Sebrae e do Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br