Acre
Notícias
Câmara Técnica do Agronegócio discute crescimento da cadeia produtiva de grãos no Acre
Por: ASCOM
Produtores rurais e autoridades ligadas ao agronegócio, em especial ao cultivo de grãos (milho e soja), participaram na última segunda-feira, 18, de reunião da Câmara Técnica do Agronegócio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, para debater desafios e ações viáveis para o crescimento dessa cadeia no Estado.
![reuniao1 reuniao1](/storage/arquivos/reuniao1.jpeg)
Evento foi realizado no auditório da FAEAC. Foto: ASCOM/FAEAC
O encontro, realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), retoma os debates já estabelecidos sobre a rápida expansão das lavouras de milho e soja no estado, que enfrentam diversos desafios relacionados à ocorrência de pragas e doenças, obtenção de crédito, licenciamento ambiental, tributação de máquinas e insumos agropecuários, mão de obra qualificada, entre outros.
![reuniao3 reuniao3](/storage/arquivos/reuniao3.jpeg)
Reunião da CT contou com participação de autoridades ligadas ao agronegócio e produtores rurais. Foto: ASCOM/FAEAC
"É importante que a Câmara Técnica, aliada aos produtores e autoridades do agronegócio acreano, identifique o que é realmente necessário para um investimento seguro. É um fato que no nosso estado, infelizmente, ainda faltam experiência e conhecimento de tecnologias nessa área de produção, além de alguns entraves legais ligados à licença ambiental. Porém, acredito que, com a busca de técnicos e conhecimentos competentes, incluindo também a alternativa de políticas públicas ligadas a esta cadeia produtiva, será possível dar o salto qualitativo e quantitativo que almejamos", afirmou Assuero Veronez, presidente da FAEAC e coordenador da Câmara do Agronegócio.
![reuniao2 reuniao2](/storage/arquivos/reuniao2.jpeg)
Assuero Veronez, presidente da FAEAC e coordenador da Câmara do Agronegócio. Foto: ASCOM/FAEAC
Raiolando Costa de Oliveira, produtor rural de soja e milho, participou da reunião e acredita que o futuro da economia rural no Acre estará muito ligado à soja e ao milho nos próximos anos: “Porém, para que esse sonho se torne realidade, é preciso investimento e união entre todos os representantes do agronegócio que podem promover essas mudanças, sempre dando voz aos produtores rurais nesse debate e busca de soluções".
![reuniao5 reuniao5](/storage/arquivos/reuniao5.jpeg)
Produtor rural Raiolando Costa de Oliveira. Foto: ASCOM/FAEAC
O pesquisador da Embrapa, Judson Valentim, que coordena o Grupo de Trabalho de Grãos da Câmara Técnica do Agronegócio, diz que o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos trará significativos benefícios ao estado.
![reuniao7 reuniao7](/storage/arquivos/reuniao7.jpeg)
Reunião dá segmento ao diálogo sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos no Acre. Foto: ASCOM/FAEAC
“Irá impulsionar o Acre para um patamar de excelência no que diz respeito à produção rural de grãos. Esta área de impacto pode ter um rendimento muito maior, basta que todos estejam alinhados para colocar em ação os melhores planos”, ressaltou Valentim.
![reuniao6 reuniao6](/storage/arquivos/reuniao6.jpeg)
Judson Ferreira Valentim, pesquisador da Embrapa-AC e coordenador do Grupo de Trabalho de Grãos da CT. Foto: ASCOM/FAEAC
O presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento e presidente da FIEAC, José Adriano, enaltece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CT do Agronegócio. “O Fórum foi pensado exclusivamente para este tipo de debate e tomada de ações que visem alavancar a economia do Estado. Ficamos felizes com a atuação da Câmara do Agronegócio e esperamos ver, nos próximos 5 ou 10 anos, o crescimento quantitativo e qualitativo da soja e do milho no Acre", assinalou.
SOBRE A CÂMARA
A intenção da Câmara Técnica do Agronegócio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre é pactuar parcerias para encontrar soluções e estimular o crescimento da produção nas áreas identificadas com potencial no Acre.