Acre
Notícias
Câmara Técnica do Agronegócio apresenta alinhamento de ações na Expoacre 2022
Por: Astorige Carneiro
Seguindo a programação da Feira Agropecuária – Expoacre 2022, foi realizada na última terça-feira (02), na Casa do Produtor, a terceira reunião oficial da Câmara Técnica do Agronegócio, organizada pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.
Terceira reunião de 2022 foi realizada na Casa do Produtor. Foto: ASCOM
Durante o encontro, que contou com a presença de membros dos Grupos Técnicos de Trabalho e representantes de diversas instituições ligadas ao agro acreano, foram feitas apresentações voltadas para o alinhamento de ações específicas de cadeias produtivas no Acre, incluindo cafeicultura, mandiocultura, diagnóstico da produção leiteira, e apresentação do Mapa de Infraestrutura Prioritária para consolidação do arranjo produtivo de grãos no Acre, entre outros.
Alinhamento de ações foi o principal eixo do encontro. Foto: ASCOM
O encontro marcou a primeira reunião com o Judson Valentim, pesquisador da Embrapa, coordenando a Câmara. Valentim destacou que a criação do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento está tendo um impacto junto ao setor produtivo, potencializando o desenvolvimento do Estado ao integrar as instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural.
“Ao discutirmos as questões centrais das principais cadeias produtivas do Acre, como pecuária de corte e leite, grãos, café e mandioca, identificamos soluções para questões que só podem ser resolvidas a longo prazo. Um exemplo foi a identificação da pauta da saída de animais vivos (bois, bezerros), e isso foi negociado junto ao governo e Fórum para que os pequenos e médios produtores possam ter uma assistência melhor, para que a qualidade de vida das famílias rurais não seja prejudicada”, explicou o coordenador da CT.
Assuero Veronez, presidente da FAEAC. Foto: ASCOM
Para Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), os encontros promovem discussões importantes para abrir discussões que podem levar ao desenvolvimento do Estado.
Francinei Santos (Sebrae) destacou ações do Grupo Técnico da Cafeicultura no Estado. Foto: ASCOM
“Buscamos alternativas econômicas voltadas para os produtores, para o público em geral e para o poder público. Por meio do diagnóstico preciso das atividades econômicas no Acre, estabelecemos políticas que possam ser adotadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias, como café, mandiocultura, pecuária de corte e leite, entre outras. São atividades que precisam de organização dentro de um espaço de discussão com vários atores para oferecer ao Estado e aos empresários a chance e a garantia de investir no Acre”, disse Veronez.
O encontro contou com as seguintes apresentações:
Vazio Sanitário da Soja no Acre / IDAF
Adesão ao SISBI-POA / IDAF
Apresentação do Mapa de Infraestrutura Prioritária para consolidação do arranjo produtivo de grãos no Acre / Embrapa
Apresentação do diagnóstico da produção leiteira, a localização das prioridades e a proposta para melhoria / Grupo Técnico (GT) de Pecuária de Leite
Alinhamento das ações em andamento no GT café / Grupo Técnico (GT) de Cafeicultura
Alinhamento das ações em andamento no GT mandioca / Grupo Técnico (GT) de Mandiocultura
Importância do monitoramento da ocorrência de fungos e contaminantes no pós-colheita
Criação do Grupo de Trabalho Fruticultura / Judson Valentim (coord. da CT/pesquisador da Embrapa)