Logo CNA

Minas Gerais

Atualização metodológica de profissionais da ATeG

12 de junho 2022

Técnicos e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema FAEMG, participam de uma atualização metodológica na área da Fruticultura e Olericultura no campus da UFV Florestal nesta semana. São 42 profissionais que atuam em todo o estado em variadas cadeias produtivas do Programa ATeG, SuperAção Brumadinho e AgroNordeste.

Atualizacao metodologica de profissionais da A Te G MG maio 2022 1

O objetivo é nivelar os conhecimentos da equipe, proporcionar troca de experiências e despertar o olhar para as possibilidades de oferecer soluções e inovações no campo conforme as especificidades de cada cultura. O treinamento vem sendo realizado desde o ano passado nas cadeias vegetais. Na cafeicultura, por exemplo, todos os técnicos de campo atuantes nas quatro regiões cafeeiras do estado já participaram.

Na programação, conceitos e ferramentas de gestão de processos, gestão financeira, gestão do conhecimento, administração e planejamento com o instrutor José Geraldo da Silva Machado. A segunda etapa inclui questões práticas, conduzidas pelo consultor master do ATeG, Henrique Frederico Santos.

Atualizacao metodologica de profissionais da A Te G MG maio 2022 2

Os profissionais fizeram uma visita técnica a um olericultor na região de Juatuba para coletar dados e indicadores que serão utilizados em uma dinâmica em grupo, em que serão criadas sugestões de planejamento para a propriedade. “Enquanto isso, vamos fazendo as adequações necessárias dentro da metodologia e padronização proposta. Ao final, refinamos as análises, visando sempre a melhorar a rentabilidade e produtividade do produtor”, explicou Henrique.

Para José Geraldo, a complexidade do mundo atual exige que o produtor rural vá além da produção e aplique a gestão, utilizando técnicas modernas na área financeira e de custos, por exemplo, que o ajudarão a ter uma maior consciência da situação do empreendimento. “Diante disso, a atualização se faz importante. Os profissionais em campo é que vivenciam o dia a dia das propriedades atendidas pelo ATeG, levando a visão de que, quanto mais trabalhar de forma profissional, melhores serão os resultados”.

Atualizacao metodologica de profissionais da A Te G MG maio 2022 3

Para Paula Rocha Guimarães, técnica de campo na região de Uberlândia, a atualização é uma ferramenta para o aperfeiçoamento das visitas em campo, e o contato entre técnicos e supervisores de outras regiões, enriquecedor. “A maior dificuldade dos produtores atendidos são as anotações diárias, mas elas são fundamentais para o nosso trabalho. Outro desafio é entender que a propriedade rural é uma empresa, e o produtor, o empresário rural. Estabelecer um vínculo de confiança é importante para facilitar esse processo. O técnico precisa ouvir mais e entender as reais dificuldades para diminuir essas distâncias. Por isso, precisamos estar preparados em vários sentidos”.

“Esta imersão abre a mente e agrega valor, porque não adianta seguir só o trabalho bruto à risca, tem que colocar na ponta da caneta e ver como anda a atividade. Nosso objetivo é fazer com que os produtores atendidos e suas famílias tenham melhores condições de vida e que a atividade rural seja sustentável. E isso passa pela gestão”, concluiu o técnico de campo pelo SuperAção Brumadinho, Altino Júnior.

Atualizacao metodologica de profissionais da A Te G MG maio 2022 4

Matérias Relacionadas