Logo CNA

Santa Catarina

Atuação do Senar/SC é reconhecida no 3º Cosbrapim
CNA IMAGEM PRINCIPAL9

Objetivo foi fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, além de sensibilizar e orientar sobre a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade

21 de julho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Sistema FAESC/SENAR foi correalizador do Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (3º COSBRAPIM) e do 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM) realizados em Blumenau. O objetivo foi fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, além de sensibilizar e orientar sobre a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.

Os eventos contaram com a participação da coordenadora estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes , bem como dos supervisores e técnicos de campo da ATeG Apicultura e Agroindústria Apícola.

Paula também participou da mesa redonda geral que abordou a atuação de cada instituição no fomento à apicultura e meliponicultura e na defesa sanitária nos três estados do Sul. “Foi uma oportunidade para conhecer iniciativas inovadoras de outras regiões do país, participar de discussões sobre política para o setor e para demonstramos o importante trabalho que realizamos em Santa Catarina com os grupos da ATeG Apicultura e Agroindústria Apícola”, salientou Paula.

A programação também contou com os minicursos sobre fabricação de aguardente de mel e elaboração de vinagre de mel, conduzidos pelo consultor para Unidades de Beneficiamento e Envase de produtos das abelhas e técnico da ATeG Senar/SC, Mateus Pagliarini.

Outro minicurso com a participação do Senar/SC foi o de Fabricação de bebidas fermentadas com mel (hidromel, cerveja e outras) com o engenheiro agrônomo Dylan Thomas Telles (técnico da ATEG Agroindústria Apícola do Senar/SC), juntamente com a engenheira agrônoma da Néctar Hidromel Giulia Fabrin Scussel .

INCENTIVO À EXPORTAÇÃO

O momento oportunizou, ainda, reunir a equipe de ATeG Santa Catarina com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Senar Nacional para discutir a ATeG Exportação. A ação faz parte do Projeto Agro.Br – iniciativa da Confederação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), que engloba ações de internacionalização e promoção comercial de produtos agrícolas brasileiros.

As atividades foram conduzidas pela coordenadora da ATeG Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes , pelo coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo Alex G. Da Matta, pela consultora do Agro.Br para a Região Sul, Luana Krieger , e pela coordenadora ATeG Exportação, Luana Frossard G. de Aguiar.

Santa Catarina tem condições de ampliar a exportação de produtos de várias cadeias produtivas e, para isso, é necessário a identificação dos produtores interessados e auxílio técnico que viabilize a comercialização e a qualidade da produção. “Um dos produtos com potencial para ampliar a exportação é o mel e, por isso, o momento representou uma oportunidade para discutirmos estratégias para avançar no projeto”, frisou Paula.

O projeto Agro.Br conta com várias ações de capacitação, como seminários e palestras, que sensibilizam o produtor para o exterior. Um deles é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como uma ferramenta para a melhoria da produtividade e gestão do negócio.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , destaca que a ATeC Apicultura está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Quanto à ATeG Agroindústria Apícula estamos trabalhando de forma alinhada com nossos parceiros e isso otimiza os caminhos, potencializando os esforços para atingirmos objetivos comuns neste projeto tão importante para os pequenos e médios estabelecimentos. Os bons resultados já começaram a aparecer”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , frisou que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “O programa com foco na agroindústria apícola foi implementado no ano passado e prioriza o atendimento às unidades de envase de produtos oriundos das abelhas (mel, própolis, pólen, geleia real). Ainda não temos números contabilizados por ser uma iniciativa recente, mas podemos afirmar que o andamento do programa está superando as expectativas”.

REALIZAÇÃO DO 3º COSBRAPIM e 36º ECAM

A realização foi da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (FURB), a Associação Blumenauense de apicultores e meliponicultores (Blumen Apis), a Associação de Meliponicultores de Blumenau (AME Blumenau) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Sebrae esteve junto com o Senar na correalização. A promoção foi da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), IDR/PR, Emater/RS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura de Blumenau e Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina (SAR).

Matérias Relacionadas