Logo CNA

Roraima

Assistência Técnica do Senar auxilia pecuarista na produção de leite no Município de Bonfim-RR

16 de outubro 2020

Por: ASCOM SENAR RORAIMA

SITE DONA IVANILDA

Com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, a pecuarista Ivanilda Teixeira do Carmo já atinge bons resultados na produção de leite diariamente. Há cinco meses o sítio Centenário, localizado na Região do São Francisco, Município de Bonfim, recebe assistência técnica do Senar Roraima e já apresenta melhoras nos resultados.

O técnico de campo, Cairon Rony Bezerra, explica que logo nas primeiras visitas a produtora visualizou que poderia alcançar bons resultados aplicando as técnicas ensinadas pelo programa do Senar. “Conseguimos melhorar a qualidade do leite e, consequentemente, um aumento de 80% no valor do produto acompanhando a oportunidade de mercado”, destaca o técnico Cairon.

O que antes era apenas um sonho amador, atualmente tornou-se a principal fonte de renda na propriedade. “A princípio não tinha ideia de como implantar melhorias na minha produção, mas depois da assistência vejo que posso aumentar de 24 litros de leite para 100 litros diários até janeiro de 2021”, destacou a produtora Ivanilda.

Segundo o técnico de Campo, ao chegar à propriedade foi realizado o diagnóstico produtivo individualizado para definir os pontos fortes e fracos, identificando quais intervenções poderiam apresentar benefícios para diminuir o custo de produção. A aplicação do manejo correto com agregação de valor à propriedade faz com que a produção de leite se torne uma das principais fontes de renda da pecuarista Ivanilda.

Controle dos nascimentos, movimentação do rebanho, ocorrências, aplicação de boas práticas do manejo de ordenha, gestão na produção do leite, além do fluxo de caixa com todas as receitas e despesas são alguns dos destaques das atividades desenvolvida pelo Senar no sítio Centenário.

Assessoria de Comunicação SENAR Roraima

facebook.com/Sistemafaerrsenar

instagram.com/faerr_senar

Matérias Relacionadas