Logo CNA

Tocantins

Araguanã recebe treinamento para qualificar vaqueiros
20230314133443 whatsapp image 2023 03 14 at 10 32 48

Durante treinamento, os participantes receberam orientações sobre o manejo em curral e dos bebedouros, vacinação, medicação e higienização

24 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Em parceria com o Sindicato de Araguaína, o Senar ofertou o curso “Trabalhador na Bovinocultura - Vaqueiro”, que visa a capacitação de vaqueiros no processo de criação de gado e monitoramento do pastejo. O treinamento foi realizado na Fazenda Vista Alegre, localizada no município de Araguanã, que conta com mais de 25 mil cabeças de gado numa área de 6 alqueires. A propriedade adota o sistema de recria e engorda.

“Foi muito importante para nós esse curso, tivemos treinamento de bandeira, instruções sobre um manejo adequado que preze a vida do animal, que atente para os riscos de acidentes, pois temos a responsabilidade de enviar ao mercado o melhor animal possível”, pontua Marcelo Macedo, ao falar sobre a oportunidade de evoluir no trabalho da fazenda usufruindo do curso do Senar.

Para Osmi da Cunha, instrutor do curso, a propriedade, por se tratar de uma das maiores na cadeia da bovinocultura de corte do estado, é essencial que os profissionais estejam em constante qualificação. “A questão da disponibilidade de vaqueiros aqui na região tem uma demanda até alta, porém é carente de conhecimento e o Senar vem com a missão de capacitar esses profissionais”, destaca o instrutor.

Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre o manejo em curral e dos bebedouros, vacinação, medicação e higienização. Quando aplicado de maneira correta, o manejo age diretamente na produtividade animal, como mostra o depoimento do vaqueiro, Osterno Pereira, que trabalha há 14 anos na fazenda Vista Alegre: “aprendemos sobre o manejo dos bebedouros, nós realizamos a limpeza e consegui assimilar o conteúdo; para quem trabalha como vaqueiro, é fundamental essa noção”.

Ainda segundo o trabalhador, com a alta demanda de vaqueiros para a fazenda, às vezes, a experiência do empregado fica a desejar. “Agora, com o treinamento do Senar, logo esses novos vaqueiros vão se adequar ao manejo realizado na propriedade”, disse o participante.

“Eu acredito que esse aprimoramento dos funcionários da propriedade abrirá novos caminhos, só temos a agradecer ao Senar por esse aprendizado que somou à nossa função, e que venham mais cursos para cá”, acrescenta o vaqueiro e capataz, Dieks Amorim.

Matérias Relacionadas