Logo CNA

São Paulo

Aproveitamento de alimentos: agregação de valor no campo
Aproveitamentodealimentos banner

Cursos do SENAR-SP auxiliam produtores rurais que desejam ter uma melhor alimentação e também os que pretendem trabalhar com alimentos processados

16 de janeiro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

A produção agrícola tem vários destinos possíveis, do consumo in natura à utilização na indústria. A boa notícia é que o produtor rural não precisa que seus produtos saiam do campo e rumem para uma fábrica para que se tornem alimentos processados. Em muitos casos, é possível conduzir esse processo em menor escala, mesmo na agricultura familiar. É o que ensinam os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP). O trabalhador e o produtor rural podem escolher entre os cursos para aproveitamento de alimentos tanto para consumo próprio quanto para comercialização. Há ainda cursos que orientam especificamente em relação aos requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal, permitindo ao aluno conhecer as informações mínimas necessárias para formalização da produção de produtos de origem vegetal.

Tereza Marrete, coordenadora do Sindicato Rural de Araras, afirma que a dedicação ao processamento de alimentos só tem a agregar do ponto de vista do produtor. “O aproveitamento de alimentos via processamento é muito significativo para a agricultura familiar, pois compreende todo o processo pós-colheita”, explica. Outros cursos disponibilizados pelo SENAR-SP são mais voltados ao processamento caseiro. Assim, um pequeno produtor da agricultura familiar pode procurar cursos tanto para o aproveitamento de alimentos para uso próprio quanto para uso comercial ou industrial”, conta Tereza.

O município de Araras é um exemplo vivo dessa força. Produtores locais de agricultura familiar exercem um trabalho conjunto à Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região (COAAF) para aproveitamento de tomate e hortaliças. Produtos que não vão para as gôndolas das feiras e supermercados por estarem disformes ou amassados são processados e fornecidos para empresas como Kiara Foods, Laticínio Jamava, Roncato Sucos e Vita Suco, fornecendo insumos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Parcerias comerciais

A parceria dos produtores de Araras em torno da COAAF, após as formações no SENAR-SP, mostra que o processamento de alimentos é uma valiosa alternativa de agregação de valor no campo. “A parceria entre produtores rurais, COAAF, SENAR-SP e SEBRAE vem gerando frutos excelentes”, conta Tania Marchi, gestora de negócios da COOAF. Graças à parceria, diz ela, a cooperativa conta com maior diversidade de mercadorias e uma melhor janela de tempo entre plantios e colheitas.

Para os produtores, o ciclo virtuoso passa pela especialização cada vez maior, ao lado da geração de valor à propriedade. “Os produtores têm buscado novas técnicas de plantio e até mesmo cursos em precificação, abertura de mercado, planejamento de produção, dentre outros”, diz Tania. Na propriedade, os principais benefícios vistos dizem respeito à redução do desperdício, valorização dos produtos e aumento da renda familiar. “Desde o início, quando iniciamos todo o processo, ficou nítido que esse trabalho devolveu ao homem do campo sua autoestima”, completa.

Cursos do SENAR-SP

Os cursos do SENAR-SP em processamento de alimentos tratam uma diversidade de temas, seja numa abordagem de preparos caseiros (no caso dos cursos de alimentação e nutrição da área de Promoção Social) quanto para fins profissionais (que são os cursos da área de Formação Profissional). São cursos sobre processamento de soja, banana, carne (bovina, suína e outras), olerícolas, leite, pães, mandioca, queijo e outros. Cada um desses cursos, por sua vez, explora um amplo conjunto de produtos e possibilidades. “No curso Processamento Caseiro de Olerícolas, por exemplo, os alunos aprendem a trabalhar com raízes, folhas, talos, tubérculos e frutos”, explica a coordenadora do Sindicato Rural de Araras.

Os cursos têm carga horária variada, entre aulas práticas e teóricas. Independentemente do tema do curso, as aulas de “mão na massa” são sempre as mais aguardadas. “Nelas, os participantes recebem as informações para poderem executar todo o processo de processamento, desde a seleção, corte, limpeza, manipulação, preservação, pesagem e embalagens, seja para consumo imediato ou congelamento”, explica Tereza. Nas aulas os participantes ainda aprendem a fazer a higiene tanto do local onde produzem as preparações quanto as embalagens que serão utilizadas para armazená-las.

A coordenadora do Sindicato Rural aponta que empoderamento econômico é um aspecto importante de quem participa dos cursos de formação profissional. “Gera atividades que favorecem a renda financeira da família”, conta. Enquanto que os cursos de Promoção Social ensinam a trabalhar o excedente da produção, o não desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos. Com isso há uma economia no orçamento familiar.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas