ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

‘Aprender praticando’ do programa Seja potencializa habilidades de jovens aprendizes
Whats App Image 2021 09 03 at 18 29 17

Experiência prática melhora aproveitamento da mão de obra formada pela iniciativa.

8 de setembro 2021
Por CNA

Aprender e praticar são a base da dinâmica do programa Seja – Senar Jovem Aprendiz Rural. A iniciativa, voltada a jovens que estão ingressando no mercado profissional, em Mato Grosso do Sul oferece cursos de Administração Rural, Manutenção de Tratores, Avicultura e Mecanização Agrícola – Soja e Milho. 

“Intercalar a teoria e a prática é a metodologia aplicada pelo Senar Jovem Aprendiz Rural no estado. Desta forma, o aluno assimila mais e melhor, consolidando o conhecimento” explica o instrutor do Senar/MS, Antônio Estevão, engenheiro mecânico. 

No módulo básico, o aprendiz aprende sobre ambiente corporativo, convivência, comunicação oral e escrita, matemática básica, introdução ao agronegócio, informática, empreendedorismo no campo e saúde e segurança no trabalho. No segundo momento, mergulha na área específica de cada curso. 

O rodízio entre os diferentes setores permite que a empresa perceba em que área o aluno mais se identifica e, com isso, as habilidades e o aproveitamento da mão de obra que está sendo formada pode ser potencializada. No caso da mecanização, o instrutor destaca algumas características imprescindíveis  para o mercado. 

“O perfil profissional na área de mecanização é de raciocínio lógico espacial, ser minucioso, ter ‘fome’ em se manter atualizado, acompanhando a evolução tecnológica. Algumas características são natas ou podem ser desenvolvidas com a qualificação específica”, explica. Confira a matéria de  #MercadoAgropecuário  de segunda-feira (08).