Santa Catarina
SENAR/SC forma três turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista em São Joaquim
Iniciativa foi do Senar/SC, em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR
Uma excelente oportunidade de conciliar trabalho e educação para ingressar no mercado com mais conhecimento e preparo para os desafios contemporâneos. Assim, os 47 estudantes formados no “Jovem Aprendiz Cotista (JAC) ” , em São Joaquim, avaliaram a participação no Programa. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim.
O evento contou com a presença do presidente do Sindicato do Rural de São Joaquim e 1º vice-presidente de finanças da Faesc Antônio Marcos Pagani De Souza , que também representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , da supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton , da secretária do Polo de São Joaquim Mayra Figueredo, da coordenadora da formação técnica do Senar/SC Kátia Zanela, representantes das 25 empresas rurais contratantes de jovens aprendizes, demais parceiros e professores.
A solenidade formou alunos de três novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista: duas do curso de “Aprendizagem Rural – Supervisão Agrícola” e uma do curso de “Auxiliar Administrativo e Financeiro”.
Pagani realçou que o Jovem Aprendiz Cotista é um projeto fundamental para o ingresso de jovens no mercado de trabalho. “Deixo aqui meu agradecimento a todas as empresas empregadoras por acreditarem na aprendizagem rural. É uma excelente preparação para o futuro. Aos concluintes do JAC estendemos o convite a continuarem aprofundando conhecimentos nos cursos de nível médio gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação oferecidos no Polo do Senar/SC em São Joaquim: Técnico em Agronegócio e Técnico em Fruticultura”.
O dirigente também reforçou que a Faculdade CNA representa uma importante oportunidade aos jovens. São quatro cursos de educação a distância: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , lembrou que o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes que hoje atuam nos mais diversos ramos do agronegócio. “Trata-se de uma iniciativa que busca cumprir os três pilares essenciais do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional”.
A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt , salientou que o Programa Jovem Aprendiz Cotista vem apresentando excelentes resultados. “A iniciativa, realizada em todo o Estado com a parceria dos Sindicatos Rurais e com as empresas rurais empregadoras, tem sido essencial para que muitos jovens deem o primeiro passo no mundo do trabalho”.
EXPERIÊNCIA PARA O FUTURO
Andreina Claudiano da Luz, 18 anos, esteve entre alunos do JAC no Curso de Supervisão Agrícola. A jovem, que futuramente pretende cursar Direito, considera incrível a oportunidade oferecida pelo Sistema Faesc/Senar. “Ao analisar esse grande trabalho quis fazer parte da equipe. O curso proporcionou grandes oportunidades de aprendizagem, como por exemplo, trabalhar em equipe e ser mais comunicativa. Além disso, fiz várias amizades”.
A jovem destacou, ainda, que as aulas de campo também trouxeram muitos ensinamentos. “Aprendi sobre pragas, doenças, polinização, desenvolvimento e implantação de um pomar, entre outros. Foi um curso que ajudou no meu crescimento pessoal e profissional. Esse trabalho do Senar/SC é magnífico! Vou ingressar no mercado de trabalho bem-preparada”, finalizou.
SOBRE OS CURSOS
O curso de “Auxiliar Administrativo e Financeiro” tem duração de dois anos, totalizando uma carga horária de 960 horas, distribuídas em 480 horas de aulas teóricas e 480 horas de prática profissional. São 16 módulos que proporcionam uma formação completa na área administrativo-financeira voltada para o desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais, especificas para o desenvolvimento técnico.
O curso “Aprendizagem Rural – Supervisão Agrícola” é ministrado em 800 horas – 400 horas teóricas e 400 horas de prática profissional. Os aprendizes são habilitados a acompanhar as supervisões de uma equipe de trabalhadores agropecuários no campo, principalmente no ramo da fruticultura, e auxiliam no planejamento das atividades e no controle de qualidade e produtividade agropecuária.
ALUNOS DO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:
ALESSANDRO CARDOSO PEREIRA
AMANDA BORGES VELASCO
AMANDA GONÇALVES OLIVEIRA
BIANCA SUZIN WINGERT
CAMILA JACÓ MOSSI DE OLIVEIRA
CLAUDIO RICARDO DOS SANTOS CARDOSO
CRISTYAN BIRK DA SILVA
EDUARDO FIGUEREDO DE SOUZA
ERIKA LIMA
HEVELEN DOS SANTOS CÓRDOVA
LEONARDO FIGUEREDO DE SOUZA
PEDRO HENRIQUE VARELA
RAISSA FERNANDES DA SILVA
RICARDO BERNARDO VIEIRA
VOLNEI FARIAS DA SILVA JUNIOR
VICTORIA JOSSELLE RIBEIRO
WELITON DE OLIVEIRA SILVA
YASMIM BORGES VELHO DA SILVA
ALUNOS NO CURSO DE SUPERVISÃO AGRÍCOLA G22:
ADEMIR RODRIGUES DOS SANTOS
ADREINA CLAUDIANO DA LUZ
ANDRIELY RIBEIRO ROSA
JOAO PEDRO FONSECA BONFIM
JULIA DOS SANTOS LUCIANO
MARIANA ANDRADE DE OLIVEIRA
NITHIELLY ANDRADE SOARES
TAINA BARBOSA DE LIMA
UESLEY GUEDES
ALUNOS DO CURSO DE SUPERVISÃO AGRÍCOLA H22:
BRUNO DA SILVA LIMA
CARLOS DANIEL LEMOS DA SILVA
EMILI BEATRIZ CRUZ DE LIZ
EMMANUEL LUCAS FELIPE DE ASSIS FERREIRA
HENRIQUE LOSS RIBEIRO
ISABELLA BORGES DE ANDRADE
JACÓ ALBERTO FERRARI
JOÃO VICTOR ARRUDA GOEDERT
JOÃO VITOR NUNES CASTILHOS
LUCAS SILVA KOCH
NATHAN CARVALHO DE SOUZA
NICOLE DE SOUZA ANDRADE
SAMUEL ROGÉRIO SANTOS BORGES
SAMUEL SOUZA OLIVEIRA
SARINY SANTOS DE ALMEIDA
SEBASTIÃO REGIS LEMOS JUNIOR
THAISE OLIVEIRA RODRIGUES
PEDRO HENRIQUE MUNIZ DE SOUZA
LAISY COSTA CARVALHO
JACKSON MACEDO DA CRUZ