Logo CNA

Santa Catarina

SENAR/SC forma três turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista em São Joaquim
CNA IMAGEM PRINCIPAL 2

Iniciativa foi do Senar/SC, em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma excelente oportunidade de conciliar trabalho e educação para ingressar no mercado com mais conhecimento e preparo para os desafios contemporâneos. Assim, os 47 estudantes formados no “Jovem Aprendiz Cotista (JAC) ” , em São Joaquim, avaliaram a participação no Programa. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato do Rural de São Joaquim e 1º vice-presidente de finanças da Faesc Antônio Marcos Pagani De Souza , que também representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , da supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton , da secretária do Polo de São Joaquim Mayra Figueredo, da coordenadora da formação técnica do Senar/SC Kátia Zanela, representantes das 25 empresas rurais contratantes de jovens aprendizes, demais parceiros e professores.

A solenidade formou alunos de três novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista: duas do curso de “Aprendizagem Rural – Supervisão Agrícola” e uma do curso de “Auxiliar Administrativo e Financeiro”.

Pagani realçou que o Jovem Aprendiz Cotista é um projeto fundamental para o ingresso de jovens no mercado de trabalho. “Deixo aqui meu agradecimento a todas as empresas empregadoras por acreditarem na aprendizagem rural. É uma excelente preparação para o futuro. Aos concluintes do JAC estendemos o convite a continuarem aprofundando conhecimentos nos cursos de nível médio gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação oferecidos no Polo do Senar/SC em São Joaquim: Técnico em Agronegócio e Técnico em Fruticultura”.

O dirigente também reforçou que a Faculdade CNA representa uma importante oportunidade aos jovens. São quatro cursos de educação a distância: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , lembrou que o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes que hoje atuam nos mais diversos ramos do agronegócio. “Trata-se de uma iniciativa que busca cumprir os três pilares essenciais do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional”.

A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt , salientou que o Programa Jovem Aprendiz Cotista vem apresentando excelentes resultados. “A iniciativa, realizada em todo o Estado com a parceria dos Sindicatos Rurais e com as empresas rurais empregadoras, tem sido essencial para que muitos jovens deem o primeiro passo no mundo do trabalho”.

EXPERIÊNCIA PARA O FUTURO

Andreina Claudiano da Luz, 18 anos, esteve entre alunos do JAC no Curso de Supervisão Agrícola. A jovem, que futuramente pretende cursar Direito, considera incrível a oportunidade oferecida pelo Sistema Faesc/Senar. “Ao analisar esse grande trabalho quis fazer parte da equipe. O curso proporcionou grandes oportunidades de aprendizagem, como por exemplo, trabalhar em equipe e ser mais comunicativa. Além disso, fiz várias amizades”.

A jovem destacou, ainda, que as aulas de campo também trouxeram muitos ensinamentos. “Aprendi sobre pragas, doenças, polinização, desenvolvimento e implantação de um pomar, entre outros. Foi um curso que ajudou no meu crescimento pessoal e profissional. Esse trabalho do Senar/SC é magnífico! Vou ingressar no mercado de trabalho bem-preparada”, finalizou.

SOBRE OS CURSOS

O curso de “Auxiliar Administrativo e Financeiro” tem duração de dois anos, totalizando uma carga horária de 960 horas, distribuídas em 480 horas de aulas teóricas e 480 horas de prática profissional. São 16 módulos que proporcionam uma formação completa na área administrativo-financeira voltada para o desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais, especificas para o desenvolvimento técnico.

O curso “Aprendizagem Rural – Supervisão Agrícola” é ministrado em 800 horas – 400 horas teóricas e 400 horas de prática profissional. Os aprendizes são habilitados a acompanhar as supervisões de uma equipe de trabalhadores agropecuários no campo, principalmente no ramo da fruticultura, e auxiliam no planejamento das atividades e no controle de qualidade e produtividade agropecuária.

ALUNOS DO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:

 ALESSANDRO CARDOSO PEREIRA

 AMANDA BORGES VELASCO

 AMANDA GONÇALVES OLIVEIRA

 BIANCA SUZIN WINGERT

 CAMILA JACÓ MOSSI DE OLIVEIRA

 CLAUDIO RICARDO DOS SANTOS CARDOSO

 CRISTYAN BIRK DA SILVA

 EDUARDO FIGUEREDO DE SOUZA

 ERIKA LIMA

 HEVELEN DOS SANTOS CÓRDOVA

 LEONARDO FIGUEREDO DE SOUZA

 PEDRO HENRIQUE VARELA

 RAISSA FERNANDES DA SILVA

 RICARDO BERNARDO VIEIRA

 VOLNEI FARIAS DA SILVA JUNIOR

 VICTORIA JOSSELLE RIBEIRO

 WELITON DE OLIVEIRA SILVA

 YASMIM BORGES VELHO DA SILVA

ALUNOS NO CURSO DE SUPERVISÃO AGRÍCOLA G22:

 ADEMIR RODRIGUES DOS SANTOS

 ADREINA CLAUDIANO DA LUZ

 ANDRIELY RIBEIRO ROSA

 JOAO PEDRO FONSECA BONFIM

 JULIA DOS SANTOS LUCIANO

 MARIANA ANDRADE DE OLIVEIRA

 NITHIELLY ANDRADE SOARES

 TAINA BARBOSA DE LIMA

 UESLEY GUEDES

ALUNOS DO CURSO DE SUPERVISÃO AGRÍCOLA H22:

 BRUNO DA SILVA LIMA

 CARLOS DANIEL LEMOS DA SILVA

 EMILI BEATRIZ CRUZ DE LIZ

 EMMANUEL LUCAS FELIPE DE ASSIS FERREIRA

 HENRIQUE LOSS RIBEIRO

 ISABELLA BORGES DE ANDRADE

 JACÓ ALBERTO FERRARI

 JOÃO VICTOR ARRUDA GOEDERT

 JOÃO VITOR NUNES CASTILHOS

 LUCAS SILVA KOCH

 NATHAN CARVALHO DE SOUZA

 NICOLE DE SOUZA ANDRADE

 SAMUEL ROGÉRIO SANTOS BORGES

 SAMUEL SOUZA OLIVEIRA

 SARINY SANTOS DE ALMEIDA

 SEBASTIÃO REGIS LEMOS JUNIOR

 THAISE OLIVEIRA RODRIGUES

 PEDRO HENRIQUE MUNIZ DE SOUZA

 LAISY COSTA CARVALHO

 JACKSON MACEDO DA CRUZ