Logo CNA

Minas Gerais

Após atuação do SENAR, produtor comemora avanços na propriedade da família em Formoso (MG)
Guibson Gomes de Deus motosserra1

24 de setembro 2020

Guibson Gomes de Deus (de azul, na foto acima, durante um curso de motosserra de antes da pandemia) já tinha tentado fazer o cultivo de diversos alimentos na propriedade dos pais, em Formoso, no noroeste do estado, mas nada ia pra frente. Diante das dificuldades, ele buscou se capacitar com o SENAR MINAS. Só no ano passado, o jovem produtor passou por cinco capacitações – de operação de trator, operação de motosserra, irrigação por aspersão, olericultura e defensivos agrícolas. Agora, Guibson começa a colher os frutos do trabalho realizado.

“Todos os cursos foram extremamente importantes para as coisas darem certo. Plantei feijão em 90% da nossa área e pimenta-malagueta nos outros 10%. Instalei o sistema de irrigação por aspersão e tudo vai evoluindo muito bem. Semana que vem já tem pimenta para colher e daqui uns 20 dias, devo começar a colheita do feijão. Já está tudo encomendado, graças a Deus”.

Assista ao depoimento do produtor:

“Todos da comunidade dos Goianos, onde vive a família do Guibson, são muito dedicados. Levamos as capacitações até eles no ano passado e agora estou extremamente feliz em ver os resultados, fiquei até emocionada quando recebi algumas mensagens de agradecimento. Estamos cumprindo nosso papel de ajudar os produtores rurais a evoluir com suas atividades”, diz Marilúcia Araújo, mobilizadora do SPR de Formoso.

"Com o tempo, espero adquirir a minha propriedade, porque essa é dos meus pais. Fazendo tudo certinho, tenho certeza que vou conseguir. Só tenho a agradecer ao Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso e ao SENAR, que ajudaram não só a mim, mas toda a nossa comunidade, mesmo estando em um local de difícil acesso, há quase 100 quilômetros da cidade. Só tenho a agradecer mesmo”, conclui o produtor.

“É importante destacar que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES atende a praticamente todas as necessidades dos produtores, oferecendo diferentes tipos de cursos e treinamentos, nas mais diversas cadeias produtivas. Neste caso, pode-se observar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no correto preparo do solo, no cultivo das olerícolas e na utilização e manejo da irrigação”, comenta o gerente regional do Sistema em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Veja no vídeo a plantação de pimentas do produtor:

Matérias Relacionadas