Logo CNA

Sergipe

Alunos do curso Técnico em Agronegócio participam da Expo Ouro Branco
FOTO OFICIAL

Visita faz parte das atividades da UC de Técnicas de Produção Animal

18 de novembro 2018

Por: Senar/SE

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio do polo presencial de Carira participaram de palestras e realizaram visita técnica na Natville, em Nossa Senhora da Glória, no sábado, 17 de novembro. A visita faz parte das atividades da Unidade Curricular de Técnicas de Produção Animal.

As palestras foram realizadas durante um evento voltado para os produtores rurais na Fazenda Lagoa (Natville). O evento faz parte da programação da Expo Ouro Branco. A primeira palestra ministrada foi sobre ‘Produção de palma e variedades adaptadas em Sergipe’ com o técnico do Senar/SE, Flávio Napoleão. A segunda foi sobre ‘Utilização da palma em dietas de precisão para vacas leiteiras’ com o supervisor técnico comercial da DSM, Gabriel Santana Silva.

O tutor da UC de Técnicas de Produção Animal, Vinícius da Silva Oliveira, explica que o conteúdo das palestras tem relação com o conteúdo da unidade curricular que os alunos do polo de Carira estão estudando.

“Entre os temas abordados é o planejamento alimentar do rebanho, questão de nutrição. Essas duas palestras foram muito importantes para os alunos. Pegaram um pouco de conhecimento que foi trabalhado em sala de aula de como fornecer uma dieta e a questão do plantio da palma”, pontua Vinícius.

Tutor da UC de Produção Animal, Vinícius Silva

A produtora rural e aluna do curso Técnico em Agronegócio, Clesia Pereira Lima, avaliou como positiva a visita técnica realizada para conhecer as instalações da Natville e as palestras que foram ministradas.

“Todas as palestras foram muito bem colocadas, principalmente, em relação à alimentação porque se você tem uma vaca de leite e não tem uma boa alimentação e água, que são os principais fundamentos para uma vaca produzir, você não tem nada. Até antes de comprar um animal você precisa pensar na comida”, afirmou Clesia.

Conhecendo instalações da Natville

Palestras

‘Utilização da palma em dietas de precisão para vacas leiteiras’ foi a palestra realizada pelo­­ supervisor técnico comercial da DSM, Gabriel Santana Silva, que esclareceu sobre como oferecer uma dieta equilibrada para o rebanho.

“Falamos sobre nutrição de precisão. Hoje em dia com os desafios que temos de produção e custo produtivo cada vez mais elevado e o produtor levando menos no final, a gente precisa ser mais eficiente e para isso precisamos produzir com qualidade. Mostrar um caminho de nutrição que se tenha menos desperdício, contamine menos o meio ambiente e seja mais sustentável”, pontuou.

Palestra sobre nutrição de precisão

O técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE), Flávio Napoleão, falou sobre um alimento muito utilizado no sertão, a palma. Ele destacou as principais espécies adaptadas na região.

“O tema central da palestra foi alternativas de palmas para Sergipe. Tradicionalmente, o produtor planta miúda por ser fácil de ser plantada e pela produtividade. A ideia é mostrar ao produtor que ele precisa ter produtividade para se manter na atividade, e se não tiver alimentação em algum momento o animal vai sentir e padecer. Temos que enfrentar a seca com tecnologias que já vêm dando resultados”, explicou Flávio.

Técnico do Senar/SE, Flávio Napoleão, falou sobre variedades de palmas

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas