Logo CNA

Santa Catarina

Alunos de Ituporanga participam da ação plantando para o futuro do Senar/SC
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar vem apresentando expressivos resultados no estado

19 de outubro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), vem apresentando expressivos resultados no estado.

Até o momento cerca de oito instituições de ensino aderiram ao projeto e, entre elas, está a Escola Estadual Básica Vereador Paulo França, da Comunidade do Cerro Negro, em Ituporanga. A iniciativa tem por objetivo promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe.

Na escola de Ituporanga estão envolvidas no projeto 40 crianças de 1ª a 5ª séries. “Os alunos aprendem sobre solo, plantas e meio ambiente como um conjunto de organismos vivos que precisamos preservar. Tanto as crianças como os professores recebem orientações de como plantar e depois conduzir a horta e servir de inspiração para próximos trabalhos em conjunto com os demais alunos da escola”, destaca o supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa.

As atividades foram conduzidas pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Elus Boing. Os temas foram abordados de forma lúdica e envolveram assuntos relacionados ao meio ambiente, reciclagem, compostagem e plantio de hortaliças. Também foram organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico).

A técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben , acompanha as ações em todo o Estado e realça que o projeto tem atraído a atenção e o comprometimento das crianças. “Com as atividades práticas elas aprendem sobre os ciclos da natureza e desenvolveram habilidades motoras e cognitivas, pois o projeto envolve trabalho em equipe, cooperação e responsabilidade. Tudo isso faz com que eles se envolvam e compreendam a importância de uma alimentação saudável e equilibrada”.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que o Plantando para o Futuro reforça a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, do trabalho em equipe e da cooperação. “Também contribui para que aprendam sobre a origem dos alimentos e os benefícios de uma alimentação rica em verduras e legumes, além de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, enfatiza que a iniciativa integra as atividades na linha educação dentro da vertente Promoção Social do Senar/SC. “As hortas escolares representam mais uma importante ferramenta educacional essencial para o desenvolvimento integral dos alunos”.

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROJETO

Após implementação do projeto com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. Isso inclui irrigação observando o melhor horário para sua efetivação; retirada de plantas invasoras; controle de pragas; controle do nível de terra em plantas descobertas e colheita que obedece ao período de maturação das hortaliças, realizando a higienização com auxílio das merendeiras. Em seguida, é servida parte da colheita na merenda escolar, o que reforça a alimentação das crianças e proporciona variedade nas opções alimentares. Assim, os alunos aprendem a trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e de seus familiares.

Matérias Relacionadas