Tocantins
Aluno dá salto na profissão depois de treinamento de colheitadeira
Na propriedade onde trabalha, jovem assumiu toda a operação com a colheitadeira
Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar
O trabalhador rural Gustavo Rodrigues, do município de Lagoa do Tocantins é um dos casos que mostram como os cursos do Senar têm transformado vidas pelo Tocantins. O jovem sempre esteve envolvido com a operação de máquinas, porém, seu conhecimento se limitava ao uso de trator pneu.
Tudo mudou quando ele teve a oportunidade de participar do curso “Trabalhador na operação e manutenção de colheitadeira”. A experiência foi um divisor de águas em sua carreira e abriu novas possibilidades profissionais.
Antes de participar do curso, ele atuava transportando a soja colhida pela colheitadeira até o caminhão. Durante os horários vagos de seu serviço, Gustavo aproveitava para acompanhar de perto os operadores de máquinas e aprender mais sobre o funcionamento desses equipamentos. Foi então que o proprietário da fazenda onde Gustavo trabalha, percebeu o interesse e ofereceu a oportunidade para que os funcionários participassem do curso.
“Com essa oportunidade em mãos, eu comecei a cobrir o horário dos colegas da fazenda, aproveitei cada momento para aprimorar minhas habilidades na operação da máquina”, pontuou.
A capacitação proporcionou ao trabalhador um conhecimento teórico sólido, que aliado à sua experiência diária e contato constante com as colheitadeiras, permitiu que ele colocasse em prática tudo o que aprendeu. Gustavo adquiriu informações fundamentais sobre a operação das máquinas, desde a manutenção adequada até as melhores técnicas para garantir uma colheita eficiente.
Após o treinamento, a propriedade onde Gustavo trabalha adquiriu uma nova colheitadeira, agora contratado para a nova atividade ele assumiu toda a operação do maquinário envolvido no processo, preparando o solo e realizando as atividades necessárias para garantir uma semeadura adequada.
Para mais informações, acesse SISTEMA FAET/SENAR