Logo CNA

AgroBrazil: diplomatas conhecem vinícola em Santa Catarina
Agro Brazil

Segundo dia da viagem técnica mostrou produção de vinhos em região de altitude

15 de março 2023
Por CNA

Bom Retiro, SC (15/03/2023) – A comitiva do AgroBrazil, que reúne diplomatas e representantes de seis países, conheceu, na quarta (15), a Vinícola Thera, localizada na cidade de Bom Retiro, região serrana de Santa Catarina.

O local é considerado uma vinícola boutique com produção em torno de 100 mil garrafas por ano da autêntica expressão do terroir da Serra Catarinense e o respeito à variedade da uva. Tem um portfólio que soma 16 vinhos, entre brancos, tintos, rosés e espumantes a partir de variedades como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese e Montepulciano.

Santa Catarina é responsável pela produção de 3,4% da uva de todo o país, com produção anual que gira em torno de 1,74 milhão de toneladas. A vinicultura desponta no estado com a característica marcante dos vinhos de altitude, que, segundo especialistas, incorpora um sabor diferenciado à bebida e um atrativo a mais com potencial para exportação.

A Vinícola Thera faz parte de um complexo enogastronômico denominado Fazenda Bom Retiro, que além da vinícola é composto por uma pousada, um restaurante e um armazém. Segundo os proprietários, todas as ações da empresa são pautadas pelo tripé conceitual unindo vinho, arte e natureza. A propriedade é contornada pelo relevo montanhoso, lagos e riachos e pela exuberância da fauna e flora nativas.

“Temos o prazer em receber a delegação dos representantes de embaixadas. Para nós é uma grande oportunidade de poder apresentar o nosso trabalho, que já está sendo reconhecido internacionalmente pela qualidade dos nossos vinhos”, afirma Thiago de Camargo Penteado Mendes, diretor de Negócios e Marketing da Vinícola Thera.

O presidente do Sindicato Rural de Bom Retiro, Milton Graciano Peron, ressaltou a importância da ação da CNA e da Faesc. “É importante divulgar a produção de uvas de altitude aqui do nosso município. Temos em torno de 170 produtores e 15 proprietários rurais envolvidos com a vitivinicultura na região, com potencial de crescimento, ainda mais com divulgações como esta do AgroBrazil”, afirmou.

O vice-prefeito de Bom Retiro, Luiz Carlos Ferreira, acompanhou a visita do grupo e enfatizou a importância de iniciativas como a do AgroBrazil para divulgar a produção agropecuária da região.

O AgroBrazil é um programa desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.

Neste ano, o AgroBrazil é formado por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido. A missão passa, de 13 a 17 de março, por cidades de Santa Catarina para conhecer projetos de maricultura, vitinicultura, fruticultura, suinocultura, avicultura, lácteos e grãos.

A gerente de Desenvolvimento de Negócios do Setor de Agritec, Alimentos e Bebidas do Departamento de Negócios e Comércio da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Luana Alburqueque, destacou a importância de conhecer de perto as potencialidades do estado de Santa Catarina. “É uma importante iniciativa que é para o comércio bilateral”, disse.

A oitava edição do AgroBrazil segue até sexta (17) e conta a participação do presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, do presidente da Farsul e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, do coordenador de Inteligência Comercial, Felipe Spaniol, das assessoras Rita Padilla e Elena Castelani, além de representantes de federações e de sindicatos.

Bom Retiro - Localizado na região serrana do estado de Santa Catarina, o município de Bom Retiro está entre diversos morros e uma colonização predominantemente europeia. Sua pequena população de cerca de 10 mil habitantes conta com belas paisagens de vales e é lá que fica também o ponto mais alto da serra catarinense.

Grande parte da renda da cidade é proveniente do turismo, devido a suas atrações históricas, religiosas e culturais. Produtores da região, pensando em agregar valor à propriedade e diversificar a renda, investiram no ecoturismo, especialmente nas vinícolas da região.

Confira como foi o primeiro dia da missão: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/comitiva-do-agrobrazil-conhece-fazenda-de-ostras-em-santa-catarina

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas