Logo CNA

Advogado transforma propriedade da família com Assistência Técnica e Gerencial
Pecuaria leite ateg

Apoio do Senar aumentou produção e melhorou renda

20 de julho 2022
Por Senar

Brasília (20/07/2022) – O advogado Danilo Gomes Carvalho não tinha planos de viver no campo. Mas com a morte do pai, ele precisou assumir a propriedade da família em Corumbá de Goiás para dar continuidade à produção de leite, que não ia bem.

"No começo a gente fez as coisas meio ao deus-dará para ver no que dava e aí começamos a nos endividar. O leite não pagava e eu assustei, porque do jeito que estávamos indo teríamos de vender a fazenda porque não dava para continuar”, afirmou.

Foi quando o produtor conheceu a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás e a realidade da propriedade mudou. "Sempre há uma luz no fim do túnel e essa luz foi o Senar”, ressaltou o produtor.

Produtor Danilo Carvalho.

Segundo o técnico de campo Fausto Nogueira, a propriedade tinha produção baixa de leite, muitos animais e pouca comida. “Se a assistência técnica não tivesse chegado e guiado os caminhos do Danilo eles tinham vendido a propriedade".

O rebanho era de 60 animais, que foi reduzido para 45, com 30 vacas em lactação. Com ajuda da ATeG, a seleção genética melhorou o desempenho das duas ordenhas diárias e a alimentação do gado, que passou a ser com pasto rotacionado e a produção de silagem, medidas que reduziram o custo da atividade.

Segundo o técnico de campo, durante as visitas mensais à propriedade foi possível pesar o leite, identificar as vacas mais produtivas e tratar delas separadas em lotes, com alimentação de acordo com a produção. Isso contribuiu para que a produtividade aumentasse em seis vezes e o produtor começasse a ter mais renda.

“Eu produzia em média 50 litros de leite por dia com rebanho de 30 a 40 vacas. Hoje, minha realidade são 30 vacas e uma produção de 320 litros de leite/dia, com renda mensal de 20 mil reais. Eu tiro mensal o que não tirava em um ano”, afirmou Carvalho.

Produtor Danilo Carvalho e a esposa Iara cuidam da alimentação do gado.

A esposa do produtor, Iara Lúcia da Silva, é profissional de educação física, mas auxilia no negócio da família. "No final do mês a gente tem a satisfação de ver a qualidade do leite, de trabalhar com os animais, algo que gosto muito".

De acordo com Carvalho, ele não se vê mais vivendo fora do agro. “Eu aprendi a fazer isso e eu sou isso. O agro me proporcionou minha casa, meu carro, a estrutura que tenho hoje. Tudo veio do agro".

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas