Logo CNA

Paraná

AAJ amplia foco em educação ambiental
AAJ projeto ambiental

Jovens aprendizes são estimulados a desenvolver atividades de sustentabilidade, envolvendo a comunidade e o mundo corporativo

20 de abril 2023

O Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) vai ampliar ações de educação ambiental ao longo de 2023, incluindo escolas públicas dos municípios onde as atividades são realizadas. Com isso, o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR dá sequência à reformulação iniciada no ano passado, quando disciplinas relacionadas à sustentabilidade foram incluídas na formação. Realizado em acordo à Lei do Menor Aprendiz, o AAJ é voltado a preparar as novas gerações – jovens de 14 a 24 anos – para o mercado de trabalho, por meio da imersão no ambiente corporativo.

A intenção é que cada turma do AAJ desenvolva um projeto de educação ambiental ao longo do programa. Segundo a instrutora do SENAR-PR Elizângela Cristina Caparroz, a intenção é estimular os próprios jovens aprendizes a conceber e executar a ação, de acordo com as necessidades de cada localidade. “Nós estimulamos os alunos para que tragam ideias, façam o planejamento e realizem o projeto, sempre dentro da temática da sustentabilidade”, diz a instrutora. As aulas começam no início de abril.

Dentro dessa linha, ao longo de 2022, os alunos do AAJ tiraram do papel ideias que animaram os instrutores. Jovens aprendizes da turma da Usina Santa Terezinha, nos municípios de Iguatemi e Paranacity, por exemplo, promoveram uma atividade relacionada à reciclagem, com alunos de escolas locais.

Além de ensinar a forma correta de fazer a separação dos materiais, os participantes do AAJ também promoveram o “jogo da reciclagem”, uma espécie de gincana, em que os alunos do Ensino Fundamental tinham que apontar o recipiente correto em que deveriam descartar cada tipo de material: azul para papel; vermelho para plástico; amarelo para metal; verde para vidro; e marrom para orgânico.

“Essa atividade foi realizada em um teatro, com interação entre os jovens aprendizes, estimulando os alunos a decorar as cores e, por meio dessa atividade lúdica, a aprender a importância de separar os materiais”, aponta Elizângela.

Isadora Cardoso, de 19 anos, foi uma das jovens aprendizes que participou da ação em Paranacity. Quando criança, ela já tinha participado de projetos realizados pelo AAJ na escola em que estudou. Agora primeira vez, ela esteve do outro lado: como aprendiz, levando uma ação para estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eurípides Pregídio.

“Nós fizemos a coleta dos materiais e, depois, promovemos essa atividade, como forma de enfatizar a importância de cuidar do meio ambiente. Nós mostrávamos o objeto e os alunos tinham que falar em que recipiente deveria ser descartado. No início, estávamos receosos sobre como seria a participação. Foi emocionante. Eles se engajaram na atividade”, conta. “Quanto mais cedo trabalharmos esse tipo de conteúdo com os alunos, teremos uma sociedade consciente ambientalmente”, completa.

Em Paraíso do Norte, os aprendizes do AAJ na Usina Agrocana desenvolveram uma ação por meio da qual fizeram uma campanha de arrecadação de garrafas pet. Posteriormente, os materiais foram processados e transformados em vassouras ecológicas. Lá, os aprendizes também apresentaram uma palestra de educação ambiental a colaboradores da empresa, falando sobre a importância da separação de materiais recicláveis e a destinação correta dos resíduos sólidos.

Semeando o verde

Paralelamente, o Grupo Santa Terezinha deve continuar com o projeto “Semeando o verde”, atividade que inclui os aprendizes do AAJ. Por meio da iniciativa, a empresa realça a importância da preservação do meio ambiente, por meio de ações que incluem atividades lúdicas e educativas que englobam a temática da preservação ambiental.

Por meio de palestras, peças teatrais, concursos culturais, premiações e plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, os alunos da rede pública têm a oportunidade de aprender e refletir sobre a conservação do meio ambiente, tornando-se disseminadores de uma cultura sustentável.

“Os jovens aprendizes sempre participam do ‘Semeando o verde’, fazendo o plantio de árvores e desenvolvendo atividades complementares, que vão desde palestras e concursos de redação”, observou Elizângela.

Atualização

No ano passado, o AAJ passou por uma reformulação, com a inclusão de disciplinas relacionadas à sustentabilidade, drones e solda. O programa tem duração entre 800 a 1,2 mil horas, dependendo da atividade da empresa parceira, sendo metade da carga destinada à prática profissional. O AAJ é dividido em três fases. A primeira é o Núcleo Básico, no qual os participantes desenvolvem competências comportamentais (gestão de pessoas, comunicação, liderança e cidadania). Na sequência, no Núcleo Específico, os aprendizes abordam os conteúdos voltados à atividade profissional que irão desenvolver. No caso das usinas, a mecânica e manutenção de tratores e máquinas, a sustentabilidade, solda e drones. A terceira fase é a Prática Profissional, que, no caso das empresas do Grupo Santa Terezinha, ocorre nas oficinas das usinas.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas