Logo CNA

A superação da produtora Maria das Graças no cultivo de morango
A Te G Senar4

Ela é responsável por gerenciar a produção e conta com apoio da ATeG do Senar

11 de julho 2022
Por Senar

Maria das Graças e Geraldo Firme dos Santos

Brasília (11/07/2022) – “Não é porque hoje eu estou numa cadeira de rodas que eu tenho que me acomodar. Por isso, vou aproveitando enquanto eu posso”. Esse é o relato da produtora de morangos Maria das Graças Silva Firme, de Brazlândia, no Distrito Federal.

A condição física de paraplegia há mais de 10 anos, após dois derrames e um infarto, não foi um fator limitante para que Maria continuasse trabalhando. Há cinco anos, decidiu investir no cultivo de morangos.

Para isso, ela conta com o apoio do marido Geraldo Firme dos Santos. O casal divide as tarefas. Juntos, eles tiram o sustento da família e o cuidado com a saúde a partir da agricultura.

Enquanto Maria das Graças é responsável pelo padrão de qualidade dos morangos; embalagem dos frutos e gerenciamento da propriedade, Geraldo cuida do manejo na lavoura, plantio e colheita.

Tudo feito sob o olhar atento de Maria, que acompanha o desenvolvimento dos frutos. “O consumidor tem que receber um produto de primeira qualidade”, comenta.

Na última safra, foram mais de 60.000 mudas. Para obter excelente resultados, o casal conta com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) .

0

O técnico de campo Francisco Célio visita mensalmente a propriedade e propôs alguns ajustes que melhoraram a produtividade. “Foram algumas orientações no manejo hídrico, aplicação de defensivos e especialmente na mudança da escolha das variedades mais adequadas para a região”, destaca Célio.

A história dos produtores foi veiculada no programa Nosso Agro no dia 9 de julho. Confira a reportagem:

https://www.youtube.com/watch?v=uWVC2UrNAuE

Assessoria de Comunicação CNA

Imagens: Wenderson Araujo e Nosso Agro/Band

Telefone: (61) 2109-1421/4135/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas