Logo CNA

Lentilha

Lentilha, o grão da sorte

Imagem

Leguminosa anual pertencente à espécie

Lens culinaris

Medikus

Além do folclore relacionado à lentilha (Lens culinaris Medikus) e a sorte, essa leguminosa é também conhecida pelas suas características nutricionais e culinárias, que já carrega no nome.

Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC. Em regiões tropicais, os cultivos são recomendados em áreas com altitudes superiores a 800 metros.

A produção mundial de lentilha está estimada em 6,5 milhões de toneladas e é liderada pelo Canadá, Índia, Estados Unidos, Turquia e Austrália (FAO, 2018). No Brasil, a produção ainda é incipiente e ocorre, principalmente, na safra de inverno. O país se destaca pelo potencial tecnológico para mecanização da produção, por meio, da adaptação de máquinas e equipamentos utilizados no cultivo de outras leguminosas.

Devido à baixa produção nacional, praticamente, toda a demanda interna é atendida por meio da importação de países como o Canadá, Líbano e França. Em 2019, o Brasil importou 14,5 mil toneladas de lentilha.


Voltar