ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Saiba tudo sobre os Cursos Técnicos do Senar

O Senar oferece cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Agronegócio, Cafeicultura, Florestas, Fruticultura e Zootecnia, e a Especialização Técnica em Produção de Ruminantes.

Não. Os cursos são gratuitos.

O Senar oferece cursos técnicos nas modalidades presencial e a distância, com aulas híbridas nas duas modalidades.

Cursos técnicos presenciais: Técnico em Agropecuária e Técnico em Florestas oferecidos no Centro de Excelência do Senar em Campo Grande (MS); Técnico em Cafeicultura oferecido no Centro de Excelência do Senar em Varginha (MG); Técnico em Fruticultura oferecido no Centro de Excelência do Senar em Juazeiro (BA); e a Especialização Técnica em Produção de Ruminantes, oferecido no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar em Campo Grande (MS).

Na modalidade a distância, o Senar oferece os cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Fruticultura e em Zootecnia. Nesses casos, parte da carga horária é realizada presencialmente.

Veja como é a divisão da carga horária destes cursos na modalidade a distância:

Técnico em Agricultura: 70% a distância e 30% presencial.

Técnico em Agronegócio: 80% a distância e 20% presencial.

Técnico em Florestas: 70% a distância e 30% presencial.

Técnico em Fruticultura: 70% a distância e 30% presencial.

Técnico em Zootecnia: 60% a distância e 40% presencial.

Técnico em Agropecuária: 60% a distância e 40% presencial.

O Senar possui 267 polos presenciais distribuídos em todas as regiões do Brasil https://etec.senar.org.br/ . O aluno precisa estar vinculado a um dos polos de apoio presencial.

Os encontros presenciais são em datas definidas no calendário escolar no polo de apoio presencial, com aulas e/ou atividades de campo. As atividades de campo podem ocorrer em propriedades rurais parceiras, empresas agropecuárias e agroindústrias.

A carga horária dos cursos varia de acordo com a formação técnica.

Cursos presenciais:

Técnico em Agropecuária (1.400 horas em 2 anos)

Técnico em Cafeicultura (1.460 horas em 2,5 anos)

Técnico em Florestas (1.300 horas em 2 anos)

Técnico em Fruticultura (1.350 horas em 2,5 anos)

Especialização Técnica em Produção de Ruminantes (360 horas em 9 meses)

Cursos a distância:

Técnico em Agricultura (1.210 horas em 2 anos)

Técnico em Agronegócio (1.200 horas em 2 anos)

Técnico em Agropecuária (1.400 horas em 2 anos)

Técnico em Florestas (1.200 horas em 2 anos)

Técnico em Fruticultura (1.350 horas em 2,5 anos)

Técnico em Zootecnia (1.200 horas em 2 anos).

Não. Todo o material é disponibilizado gratuitamente . Os alunos recebem apostilas digitais no ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, os alunos possuem acesso a videoaulas gravadas em streaming e podcasts.

Uma das diferenças é o tempo de duração do curso. Nos cursos técnicos, a carga horária média é de dois anos letivos. Os estudos são realizados a distância e presencialmente, combinando o conhecimento teórico e prático, com materiais de estudo, tutoria a distância e presencial, além de atividades em campo.

Sim. As formações técnicas do Senar são reconhecidas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Técnicos Agrícolas com diploma válido em todo o território nacional.

O Senar promove dois processos seletivos ao longo do ano. Um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. A seleção é feita em duas etapas que incluem análise da documentação e classificação dos inscritos.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, mas os produtores rurais, seus familiares e trabalhadores rurais têm preferência na seleção.

Sim. Nos cursos a distância são pelo menos três avaliações para cada unidade curricular: uma avaliação a distância, uma avaliação presencial teórica e avaliação presencial prática.

Sim. Os cursos são divididos em módulos e o último trata do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os alunos adquirem competências e habilidades profissionais necessárias para atuar no setor agropecuário brasileiro.

Não. O candidato que estiver com matrícula ativa em qualquer curso de nível médio do Senar não poderá participar de outra seleção.

Sim. O aluno poderá solicitar o trancamento desde que realize, pelo menos, a carga horária referente à primeira certificação intermediária do curso em que está matriculado.

Sim. O aproveitamento de estudos poderá ser concedido, desde que solicitado no período indicado no calendário escolar.

O aluno que concluir com aprovação todos os módulos básico, específicos e o Trabalho de Conclusão de Curso receberá o diploma de habilitação técnica profissional.

Sim, pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas - CFTA .

A organização curricular dos cursos técnicos do Senar apresenta itinerário formativo, no qual os estudantes têm a possibilidade de trilhar uma trajetória de educação profissional em que podem obter qualificações técnicas (certificações intermediárias) até a habilitação técnica. Nesse formato, as pessoas podem ampliar os conhecimentos e a escolaridade em uma evolução gradual.