Logo CNA

Publicações

Documento Técnico
28 de fevereiro de 2020
Guia de Seguros Rurais 2020
banner.png

Este Guia de Seguros Rurais tem como objetivo principal proporcionar esse conhecimento aos produtores e demais agentes de interesse do setor agropecuário. Foi elaborado com a participação de entidades que representam o setor produtivo e as seguradoras que atuam no mercado; teve sua primeira versão publicada em 2016, e, em 2019, passou por uma revisão e ampliação. Entre as novidades da versão de 2019, destaca-se a inclusão de informações mais detalhadas sobre o funcionamento dos produtos de seguro para florestas, café, frutas, hortícolas, bovinocultura e aquicultura.

Outra inovação é a apresentação dos resultados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), no período de 2006 a 2019, com informações sobre o número de produtores atendidos, a área segurada, o prêmio arrecadado, a subvenção paga pelo Governo e os pagamentos de sinistros pelas companhias seguradoras aos produtores. Destaca-se que até 2018, mais de R$ 5,9 bilhões (em valores atualizados até junho/2019) foram pagos em indenizações, reduzindo a pressão por alongamentos de prazos para reembolso dos financiamentos e evitando a descapitalização dos produtores rurais. Além disso, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), estudo indicativo do calendário de plantio ou semeadura das culturas, indispensável para a contratação do seguro e, consequentemente, o recebimento da indenização, também ganhou capítulo próprio no Guia.

O conhecimento dos produtos de seguros agropecuários disponíveis no mercado brasileiro, das condições de contratação, dos trâmites contratuais e para recebimento das indenizações em caso de sinistro, entre outras informações, é extremamente importante para o desenvolvimento do mercado, e, em especial, para dar segurança aos agentes desse mercado. O seguro tem se tornado insumo essencial para a viabilidade dos negócios e dos projetos e as informações compiladas nesse Guia tem o objetivo de colaborar para o aprimoramento da gestão de riscos nas atividades agropecuárias.