Logo CNA

PROTOCOLO VACAS A2A2

O leite A2 é uma realidade no mercado brasileiro, sendo possível encontrá-lo em diversos pontos de venda em todo o Brasil. Para o consumidor, o produto é uma opção de mais fácil digestão, para produtores e indústrias, representa a possibilidade de agregar valor à matéria-prima e se diferenciarem no mercado.

Em 2019, a Integral Certificações lançou o Selo VACAS A2A2 que garante a origem e rastreabilidade do leite A2 através de certificação de terceira parte. Nesse contexto, e com objetivo de dar mais transparência e robustez ao processo de certificação, foi assinado um acordo de cooperação entre a Integral Certificações e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A certificação pode ser solicitada por produtores rurais e indústrias e envolve o cumprimento das regras estabelecidas no protocolo VACAS A2A2. O programa de certificação é um processo de adesão voluntário em que o selo é concedido aos produtores e a indústria pela Integral Certificações, após as auditorias de terceira parte conduzidas por certificadora credenciada ao programa. Os processos de genotipagem dos animais, identificação, obtenção, armazenamento, logística e processamento do leite são auditados e os procedimentos são implementados para garantir a rastreabilidade, impedindo que haja mistura de leite contendo a beta-caseína A1.

O leite proveniente de vacas A2A2 é obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia desconfortos no organismo que provocam a má digestão ou fermentação em indivíduos que têm dificuldade de digerir a beta-caseína A1.. Diante deste contexto, o leite contendo somente beta-caseína a2 passa a ser uma alternativa de melhor digestão para aquelas pessoas que não são intolerantes ou alérgicas e que sentem algum grau de desconforto abdominal ao ingerir leite.

Este protocolo tem aplicação em todo o território nacional e visa atender aos requisitos necessários para a rotulagem, identificação e utilização do Selo VACAS A2A2 para animais e para produtos no mercado interno respaldando processos e garantindo que os produtos resultantes serão oriundos exclusivamente provenientes de animais identificados e acompanhados pelo programa.

Como o produtor pode participar:

- Cadastre seu e-mail junto ao sistema ou entre em contato com a equipe da Integral Certificações.

- Realize sua adesão ao Protocolo no botão abaixo:

FAZER ADESÂO



Responsável Técnico:

Helena Fagundes Karsburg

CRMV-SP 13.729

Empresa: Integral Certificações I FairFood

Endereco: Rua Santa Fé, 100, 4° Andar

Sion | Belo Horizonte - MG

CEP: 30.320-130

Email: certificacoes@fairfood.com.br

Dados atualizados em: Setembro/2023.

Voltar