Logo CNA

PROTOCOLO CARNE CARBONO NEUTRO (CCN)

Carne Carbono Neutro (CCN) é uma marca-conceito desenvolvida pela Embrapa, que visa atestar, por meio de um protocolo parametrizável e auditável, que a carne bovina proveniente de sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF) foi produzida em condições de manejo que asseguram a neutralização ou compensação dos gases de efeito estufa emitidos pelos animais durante o processo produtivo, o bem estar animal e a qualidade da carne.

Esta marca tem um grande potencial de valorização da carne, tanto para o produtor como para o País, com forte apelo para a sustentabilidade e menor impacto ambiental e, com isso, uma perspectiva de maior visibilidade e competitividade nos mercados interno e externo.

A marca foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2013, tendo os registros definitivos sido concedidos em 2016 (processos nº: 907078982, 907079156 e 907079270).

O direito de uso da marca comercial, na carne, é de exclusividade da Marfrig Global Foods até 2030, conforme Acordo de Cooperação Técnica e Financeira (SAIC nº. 13000.20/0150-2) firmado com a Embrapa.

O Programa de certificação CCN é regido por uma cadeia de valor que envolve produtor, certificadora e frigorífico, e sua gestão é realizada pela CNA, sendo a Embrapa a detentora do Protocolo de certificação e a responsável técnica do Programa.

O produtor interessado pode fazer a sua adesão ao Protocolo, na Plataforma Agri Trace Rastreabilidade Animal, onde terá as opções de certificadoras credenciadas pela Embrapa e de frigoríficos parceiros disponíveis.

 

FAZER ADESÃO



Responsável Técnico

Dayanna Schiavi do Nascimento Batista

Zootecnista: CRMV-MS: 0611/Z

Endereço: Avenida Rádio Maia – n°830 – Bairro Vila Popular – CEP 79106-550 – Campo Grande/MS

Dados atualizados em: 02/2023

Voltar