Logo CNA

Projeto Mapa Leite

O Projeto Mapa Leite, fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), visa fornecer Assistência Técnica e Gerencial a 3.300 propriedades rurais, além da capacitação para produção, transporte e beneficiamento de leite seguro e de qualidade nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No projeto, cada propriedade rural recebe do SENAR a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, com acompanhamento continuado de profissionais com formação em ciências agrárias de nível técnico e superior em Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia, capacitados e habilitados pela instituição.

Para a implantação de boas-práticas agropecuárias e melhoria da qualidade do leite nas propriedades atendidas, o projeto contará com uma Consultoria Master especializada, que terá foco na melhoria dos indicadores de qualidade do leite e de segurança alimentar.

Esta é uma ação de grande importância para produtores de leite e para a indústria, uma vez que, dentre outros benefícios, trará melhorias da qualidade do leite por meio do incentivo às boas práticas de produção.

Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que abrangem todo o processo produtivo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:

Imagem


1° Diagnóstico Produtivo Individualizado

Quando são levantadas as informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações.

2° Planejamento Estratégico

Importante etapa de pactuação dos objetivos, que ocorrem entre o produtor rural e o Técnico de Campo, sempre com o acompanhamento de um Supervisor.

3ª Adequação Tecnológica

É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção.

4ª Capacitação Profissional Complementar

Utilizando a experiência do SENAR, as ações de curta e média duração complementam os conhecimentos trazidos pelo Técnico de Campo e auxiliam na tomada de decisão dos produtores.

5ª Avaliação Sistemática de Resultados

Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR, que apontam para o alcance do resultado, ou, sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

Levantamento das informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.

A partir da análise dos dados levantados nas primeiras visitas do Técnico de Campo à propriedade assistida, são determinados os parâmetros para realização do Diagnóstico Produtivo Individualizado.

Importante etapa de pactuação de objetivos, que ocorre entre o produtor rural e seu técnico de campo, sempre com o acompanhamento de um supervisor Com base no diagnóstico da situação atual, fruto da análise dos dados iniciais, é feito o planejamento anual da propriedade, abrangendo os aspectos levantados.

É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção. São propostas soluções que se enquadrem dentro da capacidade operacional, gerencial e econômica do produtor, com foco na evolução sustentável de seus negócios.