Logo CNA

Programa do Rural à Mesa

O Programa Do Rural à Mesa é uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que tem como proposta aproximar produtores e consumidores. É um modelo de arranjo produtivo, social e comercial entre grupos de produtores e consumidores de alimentos, pautado na Assistência Técnica e Gerencial, na formação profissional rural e na conscientização de estudantes de gastronomia, que visa, sobretudo, a integração, melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, além da organização social e aumento de renda dos produtores rurais.

É uma iniciativa inovadora que trabalha aspectos de sustentabilidade das propriedades rurais e da qualidade e rastreabilidade dos alimentos.

A parceria começou em 2015 no Município de Alexânia, em Goiás. Neste projeto-piloto, o SENAR oferece Assistência Técnica e Gerencial para um grupo de produtores de hortifrúti, com foco no acompanhamento dos processos produtivos, de gestão e comercialização, garantindo padronização e qualidade dos alimentos e intermediando todo o processo. Do outro lado, o Senac incentiva a produção assistida a partir da aquisição regular e direta dos agricultores que participam do programa, de uma cesta de produtos que são utilizados na preparação de refeições nos restaurantes escola que a entidade mantém em Brasília – DF.

Objetivo

O Programa Do Rural à Mesa tem foco na melhoria dos processos produtivos para garantir alimentos de melhor qualidade e regularidade e facilitar a comercialização da produção.

Conheça o passo a passo o Programa Do Rural à Mesa

Imagem

Imagem

Organização Social dos Produtores Rurais

Formação de grupos de produtores rurais, organizados de maneira estratégica.

Imagem

Assistência Técnica e Gerencial

Implantação da metodologia do SENAR que consiste na aplicação de cinco passos que formam um ciclo de ações desenvolvidas junto aos produtores rurais selecionados - são eles: Diagnóstico Produtivo Individualizado; Planejamento Estratégico; Adequação Tecnológica; Capacitação Profissional Complementar; Avaliação Sistemática de Resultados.

2.1 Segurança Alimentar Do Rural à Mesa é realizado em parceria com o Programa Senac de Segurança Alimentar que tem o objetivo de desenvolver ações de educação profissional (consultorias, cursos, seminários, publicações) dirigidas a pessoas e empresas ligadas à produção e preparo de alimentos de forma sustentável, preservando seus valores nutricionais e sanitários. O Senac se torna, também, beneficiário ao usar essa produção em suas Unidades Pedagógicas.

Imagem

Canal de Comercialização Direto

Estabelecimento de relação comercial entre o grupo de produtores e empresas selecionadas. A comercialização dos produtos ocorre por relação direta entre produtor rural e Parceiro Comercial. Nesta relação são priorizadas a qualidade dos produtos, a comercialização na medida certa e os horários de entrega estabelecidos conforme a necessidade do Parceiro.

Imagem

Intercâmbio de Conhecimento

Atividades de interação e geração de valor para Parceiros Comerciais e produtores. Pode acontecer nas modalidades Missão Técnica e Visitas de Integração e tem por objetivo permitir a aproximação entre os elos da cadeia produtiva. Esse é um importante passo para o sucesso da atividade – a produção realizada em parceria entre a tecnologia e a satisfação da população representada pelo trabalho conjunto entre produtor e beneficiário.

Imagem

Consolidação do Arranjo Produtivo

Análise dos resultados obtidos e proposta de continuidade do grupo assistido, que fará uso dos benefícios conquistados.


Voltar