Logo CNA

Mato Grosso

Vilmondes Tomain afirma que a Ranchão tem potencial para formar técnicos qualificados
DSC 0075

Gestão educacional do Senar-MT, além do curso de ensino formal - nível médio que forma técnicos agropecuários, oferece treinamentos de capacitação de mão de obra para atuar no campo

17 de fevereiro 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A Escola Agrícola Ranchão, primeira unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), recebeu nesta sexta-feira (17/02), pela primeira vez, a visita do novo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain. A instituição de ensino rural nasceu da parceria entre o Senar-MT, Sindicato Rural de Nova Mutum e a Prefeitura Municipal de Nova Mutum.

O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis e a diretora Ida Beatriz e corpo técnico da instituição também acompanharam a visita por toda a estrutura e nas áreas onde as atividades agrícolas são realizadas.

O objetivo do Senar-MT é impulsionar a qualificação da mão de obra técnica no município e região. O projeto se tornou realidade a partir da aprovação da lei municipal nº 2.693 de 06 de julho de 2022 e do Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado em 02 agosto de 2022, uma cessão pública, da então Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, passando a ser a Escola Agrícola Ranchão.

A gestão educacional do Senar-MT, além do curso de ensino formal - nível médio que forma técnicos agropecuários, oferece treinamentos de capacitação de mão de obra para atuar no campo.

O presidente Vilmondes Tomain, disse que o Sistema Famato tem o intuito de deixar a escola com uma melhor infraestrutura, dar condições de trabalho aos profissionais da educação, proporcionar bem estar e segurança aos alunos, formar mão de obra qualificada para atuar no agronegócio e se tornar um modelo para instituições do Senar em outros estados brasileiros e demais instituições de ensino do país.

“O setor produtivo rural carece de mão de obra qualificada, a demanda por técnicos capacitados é grande no setor agropecuário. E a Escola Agrícola Ranchão tem potencial para preparar jovens técnicos para o mercado de trabalho. Estou surpreso com o que vi aqui hoje. A Escola Agrícola Ranchão é uma porta de esperança e oportunidade para a qualificação de bons profissionais que futuramente estarão empregados e contribuindo para o desenvolvimento do agro mato-grossense”, disse Tomain.

O superintendente José Luiz Fidelis, que já havia visitado a escola agrícola, disse que desde a primeira visita sua impressão foi das melhores. “A dedicação e a competência desses profissionais da educação, o amor dos alunos pelo meio rural, e o comprometimento dos nossos parceiros, servem de combustível para nós do Sistema Famato. Nos dá a certeza que estamos no caminho certo. O Senar-MT estará atento para que aqueles que passarem pela Ranchão saiam capacitados, entrem no mercado de trabalho e consequentemente atendam a demanda dos nossos produtores.”, acrescentou Fidelis.

A diretora da escola Ranchão, Lucivânia Borsato da Silva, ficou satisfeita com a visita. “Ficamos felizes com a visita da nova gestão do Sistema Famato. E o que nos animou foi perceber que os olhos da nova diretoria estão voltados para nossa escola. Temos muitas dificuldades aqui e vimos no Senar-MT, nos seus colaboradores, amor pela educação, pelo campo, pelas atividades agrícolas e a vontade de melhorar a nossa estrutura. Sonhamos o mesmo sonho, o de preparar jovens para o mercado de trabalho, melhorar a vida no campo e a vida desses meninos e meninas. A educação muda o mundo, muda as pessoas, muda o campo”, disse Lucivânia.

Do Senar-MT acompanharam a visita o gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, a coordenadora dos CT’s, Aline Lima, o gerente de operações, Gustavo Mocci e o supervisor do Centro de Treinamento de Sorriso, Fábio Pires.

Matérias Relacionadas