Logo CNA

Vencedores do CNA Jovem conhecem potencial da produção de alimentos no oeste baiano
CNA Jovem Colheirta algodao

Missão técnica percorrerá Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal até o dia 5 de julho

23 de junho 2022
Por Senar

Brasília (23/06/2022) – Os vencedores do CNA Jovem iniciaram nesta semana uma agenda intensa pelas cinco regiões brasileiras para conhecer a produção agropecuária no país. A programação começou na segunda (20) pela Bahia, onde eles estiveram até quarta (22) para conferir de perto a eficiência produtiva, o alto investimento tecnológico e em educação empregados no agro em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado.

A missão técnica ainda passará por Minas Gerais, Pará Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Fazenda Modelo em Barreiras

Em Barreiras, eles conheceram o Sindicato de Produtores Rurais do município e a atuação em prol da capacitação de pessoas do campo, como a Fazenda Modelo que recebe o Programa Jovem Aprendiz na propriedade rural para a formação de supervisores agrícolas para atender a demanda da região.

Comitiva do CNA Jovem compartilha experiências com turma de jovens aprendizes

Os novos líderes tiveram a oportunidade de trocar experiência com os aprendizes e encorajá-los. “O projeto engaja os jovens da região, capacitando e dando a oportunidade da primeira experiência profissional. Nós estamos aqui para agregar ainda mais conhecimento para esses jovens”, destacou Caio Vasconcelos, representante do Ceará.

Para Laerte Mendonça Neto, de Minas Gerais, a iniciativa é interessante para o desenvolvimento regional. “É um projeto muito bacana em que os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em propriedades da região”.

Da esquerda para a direita: Elienai, Laerte, Lucas, a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato e Caio

Na empresa BioBrasil, que produz mudas de cacau certificadas, eles observaram o sistema de produção com utilização de QR Code para o rastreamento das mudas.

A inserção das mulheres no processo produtivo do cacau também chamou a atenção dos jovens. Elienai Trindade , que é natural de Ribeira do Pombal, no Nordeste da Bahia, não esconde a felicidade em poder conhecer os detalhes de regiões que são referências na produção de alimentos no Brasil.

“Fazer parte do CNA Jovem foi uma transformação na minha vida, pois o programa tem a capacidade de nos lapidar. Integrar essa missão está sendo uma experiência incrível pela oportunidade de estar em contato com pessoas que são referências e têm grande contribuição para o agro da Bahia”, destacou Elienai.

No grupo Schmidt Agrícola, os jovens conheceram a inovação tecnológica utilizada no processo de produção e colheita da banana, por meio de sistema de cabeamento em que o cacho da banana é direcionado à central de beneficiamento. O sistema contribui para a agilidade do processo e para o bem-estar dos colaboradores.

A comitiva ainda acompanhou a colheita de algodão na Fazenda Agro-Basso, com área de 1800 hectares de algodão com 60% de irrigação e um plano estratégico de expansão para 4000 hectares com 75% de irrigação para o ano seguinte.

Centro de Treinamento Regional do Senar em Luís Eduardo Magalhães

Já em Luís Eduardo Magalhães, o grupo teve a oportunidade de trocar experiências com produtores de grãos, onde o investimento em alta tecnologia fez a região se tornar referência em eficiência produtiva e sustentável.

Na propriedade Sementes Oilema, os jovens foram recebidos pela produtora Carminha Missio. O estabelecimento atua na produção de soja, com emprego de alta tecnologia em tratamento e beneficiamento de sementes do grão.

O jovem Lucas Dierings , do Paraná, ressalta que o potencial agrícola da região é reflexo do trabalho dos produtores, da pesquisa e do conhecimento. “Aqui o empreendedorismo rural é colocado em prática. Parabenizo os produtores da região que acreditam e investem nas pessoas e promovem o desenvolvimento regional”.

Sementes Oilema

O grupo ainda conheceu o Centro de Treinamento Regional do Senar, com estrutura de salas especializadas para treinamentos nas áreas de aviação agrícola, irrigação de pivô central, tecnologia de pneus motores, mecanização agrícola e agricultura de precisão.

Na tarde de quarta (22), a comitiva seguiu para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde já cumpriu agenda na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e fará visitas a propriedades rurais em municípios mineiros.

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Arquivo pessoal

Telefone: (61) 2109-1421/4135/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas