Logo CNA

Vencedores do CNA Jovem fazem missão técnica pelo Brasil
CNA Jovem vencedores

Comitiva vai percorrer cinco estados e o DF de 19 de junho a 5 de julho

15 de junho 2022
Por Senar

Fernanda Nonato e os vencedores durante cerimônia de premiação virtual

Brasília (15/06/2022) – Os vencedores da quarta edição do CNA Jovem embarcarão no domingo (19) para uma missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. Eles passarão por Bahia, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e encerram a missão com uma visita à sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, no dia 5 de julho.

A viagem é o prêmio pela participação de destaque dos jovens durante as etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021, programa de desenvolvimento de lideranças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os vencedores são Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo.

A coordenadora do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, acompanhará a missão. Ela destaca que os novos líderes demonstram potencial e capacidade de atuar frente aos desafios do setor agropecuário brasileiro.

“A viagem técnica nacional para os vencedores do CNA Jovem sem dúvida alguma será um marco para eles. A oportunidade de conhecer o potencial empreendedor do agronegócio de todas as regiões do país será muito importante para a carreira dos novos líderes”, ressalta Fernanda.

A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.

Bahia

A missão terá início no oeste da Bahia, área que integra a região do Matopiba. Na programação, visita técnica ao Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e às fazendas Santa Helena e Escola DNR, ambas em Barreiras.

Já em Luís Eduardo Magalhães, o grupo visitará o Sindicato dos Produtores Rurais, a sede do Senar no município, o Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e a Fazenda Captar Agro, considerada a maior da região, com cerca de 40 mil gados confinados, uma área com produção de ração e irrigação tecnológica.

Minas Gerais

O grupo conhecerá a sede do Sistema Faemg/Senar-MG em Belo Horizonte. Em seguida, segue para São Roque de Minas para visitar queijarias na região da Serra da Canastra. Em Varginha, eles visitam fazendas produtoras de café, a Fundação Procafé e farão uma visita guiada ao Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, que está em construção.

Pará

A comitiva visitará a sede do Sistema Faepa-PA/Senar-PA e produtores de chocolate rústico, em Belém. No município de Capitão Poço, conhecerão uma agroindústria de polpas de açaí e a maior empresa de cítricos da região norte, a Citropar Agropecuária.

Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste, serão recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a Fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte em Campo Grande.

Rio Grande do Sul

No estado, eles visitam a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha Bento Gonçalves, tradicionalmente conhecido pela produção de uvas e vinhos premiados.

Distrito Federal

No encerramento da missão técnica, a comitiva desembarca em Brasília para uma visita à sede do Sistema CNA/Senar e uma agenda com os diretores da instituição no dia 5 de julho.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1421/4135/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA


Matérias Relacionadas