Logo CNA

Mato Grosso

V Fórum Estadual de Vigilância para a Febre aftosa será dia 22 de setembro
Whats App Image 2022 09 13 at 09 56 20

O Fórum terá debates envolvendo o produtor rural, poder público, médicos veterinários, especialistas, iniciativa privada e representantes do setor produtivo rural mato-grossense

13 de setembro 2022

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e as entidades que compõem a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) promovem dia 22 de setembro o V Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa. O evento será no formato híbrido, a partir das 8h (horário de MT), no Cenarium Rural em Cuiabá-MT. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita aqui: https://bit.ly/3d1NW0D .

O Fórum terá debates envolvendo o produtor rural, Poder Público, médicos veterinários, especialistas, iniciativa privada e representantes do setor produtivo rural mato-grossense.

“Teremos a oportunidade de dialogar com os produtores rurais, com a sociedade de um modo geral, mostrando não apenas o que já realizamos, mas, principalmente, que estamos no caminho certo para o avanço da agropecuária mato-grossense”, disse o analista de Pecuária da Famato e médico veterinário, Marcos de Carvalho.

Serão abordados temas como o andamento do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa em Mato Grosso; a relevância e responsabilidade que os produtores rurais possuem para o avanço do setor; os benefícios para o reconhecimento de área livre sem vacinação; atualização do rebanho e trânsito em 2023; importância do calendário sanitário e da biosseguridade na propriedade rural; mesas redondas; panorama do Brasil em relação à retirada da vacinação, entre outros.

Entre os palestrantes estão João Marcelo Brandini Néspoli e Ana Carolina Schmidt, ambos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), professor e médico veterinário Amauri Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Diego Viali, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outros nomes do setor.

Como mediadores das mesas redondas estão o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzzi, e o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da CNA, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido por Chico da Pauliceia.

O Fórum é organizado pelas entidades: Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Aproleite (Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso), Fesa (Fundo Emergencial de Saúde Animal), CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso) e Sindifrigo (Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso).

SERVIÇO:

5ª Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa

Data: 22 de setembro de 2022

Horário: 8h às 12h (horário de MT)

Local: Cenarium Rural – Cuiabá/MT e transmissão on-line

Inscrição gratuita: https://bit.ly/3d1NW0D

Programação:

8h às 8h30: Abertura

8h30 às 10h20: Painel “2023 sem vacinação, o que vai mudar?”

8h30 às 8h50: Evolução do plano Estratégico do PNEFA/MT, como ficará atualização de estoque do rebanho e trânsito em 2023? – Ana Carolina Schmidt, Fiscal Estadual do Indea

8h50 às 9h10: Papel do produtor num estado livre de febre aftosa sem vacinação – Áureo Cândido Costa Júnior, pecuarista Nelore Aurora

9h10 às 9h50: Importância do calendário sanitário e da biosseguridade na propriedade rural – Amauri Alfieri, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

9h50 às 10h20: Mesa redonda

Mediador: Francisco Manzi, diretor técnico da Acrimat

10h20 às 10h40: Intervalo

10h40 às 11h50: Painel “Visão geral do processo e perspectivas do PNEFA”

10h40 às 11h: Panorama do Brasil em relação a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa – Diego Viali, Fiscal Federal Agropecuário do Mapa

11h às 11h20: Resultado do simulado de emergência contra a Febre Aftosa realizado em Juscimeira-MT – João Marcelo Brandini Néspoli, Fiscal Estadual do Indea

11h20 às 11h50: Mesa redonda

Mediador: Chico da Pauliceia, presidente da Comissão de Pecuária do Corte da CNA

11h50: Encerramento

Ascom Famato

Matérias Relacionadas