Logo CNA

Técnicas do SENAR trazem na bagagem experiências exitosas do Chile
Mosaico 0 288883002015150610591

Andréa Barbosa e Maria Cristina Ferreira visitaram escolas agrícolas e conheceram como funciona a educação profissional rural chilena

21 de outubro 2016
Por Senar

A viagem ao Chile rendeu experiências positivas para a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa Alves, e para a coordenadora de Educação Formal, Maria Cristina Ferreira, que visitaram o país para participar dos debates sobre os desafios da educação profissional em seminário da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor). Depois do evento, elas viajaram para a região sul do Chile para conhecer a realidade das escolas agrícolas locais. Andréa Barbosa contou ao vivo, no quadro SENAR Responde do Canal do Produtor TV desta quinta-feira (20), como foi essa experiência.

“Eles têm uma diversidade cultural muito grande e estão investindo muito em agricultura e também no ensino profissionalizante. Vimos experiências exitosas. Conhecemos a Escola Agrícola El Carmen de San Fernando e a Escola Agrícola Superior de Molina, voltada à produção de vinho. Durante a visita, além de conhecer a estrutura física das escolas, interagimos com os alunos, que nos apresentaram os trabalhos que desenvolvem na instituição,” explica Andréa. “No Chile a escola agrícola tem que funcionar como se ela fosse uma empresa. Os alunos aprendem a plantar, a colher, a classificar as frutas, inclusive as que vão para exportação. A escola El Carmen de San Fernando, por exemplo, tem uma grande produção de kiwi, cereja e Blueberry que também são exportadas", comenta.

Andréa conta ainda as diferenças entre o ensino profissional rural do Chile e do Brasil e qual o ponto forte da educação chilena, que é, na sua avaliação, a valorização do processo de formação dos alunos por competência.

Saiba mais sobre essa experiência, assista o SENAR Responde na íntegra:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas