Maranhão
Notícias
Transformação e Progresso: A jornada de sucesso dos produtores de leite na Estrada do Arroz
Na Fazenda Jerusalém, em Imperatriz, bovinocultores de leite comemoram resultados após dois anos de acompanhamento de Assistência Técnica e Gerencial pelo Senar
Por: Thayla Pereira
Fonte: Senar MA
Imperatriz (MA) - Em uma região conhecida como Estrada do Arroz, produtores de leite estão celebrando uma revolução na produção e gestão de suas fazendas, graças à assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
E para celebrar esse avanço, o sistema Faema/Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz, realizaram, recentemente, Encontro de Produtores Rurais da Bovinocultura de Leite, na Fazenda Jerusalém, para cerca de 250 produtores, que prestigiaram os resultados obtidos após dois anos de atendimento técnico e gerencial na propriedade.
José Hermes, um dos primeiros a ser beneficiado pelo programa na região, relata uma mudança significativa desde a chegada do Senar. "Com uma produção leiteira inicialmente baixa, a orientação do meu técnico, Michael, na época, foi fundamental. Hoje, sou grato ao Senar por enriquecer nosso conhecimento, ensinando-nos não apenas a produzir, mas também a gerenciar a propriedade", afirma Hermes.
Eduardo Bandeira, produtor rural e proprietário da Fazenda Jerusalém, ecoa esse sentimento de gratidão. "A terra aqui não recebia esse tipo de atendimento. Com a assistência do Senar, vimos melhorias contínuas. O que você vê hoje é uma transformação completa - do céu para a terra", diz Bandeira, destacando o legado deixado pela instituição em sua propriedade.
Ronei Rodrigues, técnico de campo que realizou parte do atendimento na região destaca os avanços alcançados. "A propriedade já era assistida por outros técnicos, mas com a nossa assistência técnica e gerencial, conseguimos melhorar significativamente a qualidade do leite e a produtividade. Hoje, a fazenda produz 14 litros por vaca, graças à seleção genética e à implementação de um sistema rotacionado para o gado", explica Ronei.
A programação do encontro, que coincidiu com o dia mundial do leite, proporcionou aos produtores presentes, novos conhecimentos com as palestras e networking, através das vitrines tecnológicas de produção e uso de silagem para nutrição animal, biodigestor, cerca elétrica rural, controle de plantas daninhas em pastagens, energia solar na agropecuária e mastite bovina: controle e desafios da região.
Raimundo Coelho, presidente do Sistema Faema/Senar, reiterou o compromisso da instituição com os produtores de leite do Maranhão. "Estamos aqui para celebrar e reconhecer o trabalho árduo dos nossos produtores. O Senar está sempre à disposição para apoiar e contribuir com o crescimento e sucesso do setor leiteiro no estado", conclui Coelho.
Essas histórias de sucesso refletem o impacto positivo do Senar na vida dos produtores rurais, transformando não apenas as propriedades, mas também as vidas daqueles que nelas trabalham. A Estrada do Arroz, outrora marcada por desafios, hoje se destaca como um exemplo de progresso e prosperidade no campo.