Logo CNA

Trabalhadores fazem treinamentos para operação segura de tratores
20171107143940 fileid trator interna 0 03359200 1515060838

Trabalhadores e produtores rurais foram orientados sobre a operação e manutenção de tratores agrícolas

7 de novembro 2017
Por Senar

Conforme orientações sobre segurança do trabalho, a operação de tratores agrícolas é uma atividade que envolve homem e máquina e é fundamental que o operador conheça a máquina, seus comandos, controles e as técnicas de operação para a segurança do operador e bom uso da máquina.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as operações com tratores e implementos agrícolas são as que oferecem maiores riscos de acidentes, por isso é importante que os operadores e mecânicos passem por treinamentos. Os acidentes com tratores na zona rural são os que mais causam lesões permanentes.

Com base nestes princípios, oito trabalhadores e produtores rurais do município de Joaquim Felício foram orientados sobre a operação e manutenção de tratores agrícolas no treinamento realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bocaiúva, em parceria com o SENAR Minas e Prefeitura Municipal de Joaquim Felício, que cedeu o galpão e o trator para a realização das aulas.

Eles aprenderam sobre as normas de segurança na operação de tratores; controles, instrumentos, funcionamento do painel, pedais, assento, alavancas e direção; funcionamento dos motores 4 tempos; sistemas de alimentação de ar e de combustível, sistema de lubrificação, arrefecimento e sistema elétrico; eixos dianteiro e traseiro; ajuste da bitola e alinhamento das rodas; tração dianteira auxiliar, dentre outros.

Segundo o instrutor, o engenheiro agrônomo Virgílio Peito Filho, a boa manutenção e utilização racional do trator conseguem reduzir o custo operacional com a máquina, reduzir as falhas mecânicas e aumentar a vida útil do trator, além de economizar combustível. "Uma das maiores causas de acidentes com tratores na zona rural, é quando se trabalha com os tratores em más condições de manutenção". Ainda conforme o instrutor, o mais importante a se observar é a segurança no trabalho, pois ela é fundamental.

Para os alunos Flávio Augusto dos Santos e Lucas Cardoso de Medeiros, além da segurança, uma das mais importantes orientações foi quanto aos cuidados que se deve ter com a manutenção do equipamento, pois uma máquina em boas condições evita acidentes e tem maior vida útil.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG

Matérias Relacionadas