Logo CNA

Minas Gerais

Técnicos do Programa ATeG em Minas participam de curso de Drone

18 de fevereiro 2019

Por: SENAR MINAS

Instrutores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) - Café participaram de capacitação do Senar Minas sobre drones em Alterosa, na semana de 4 a 9 de fevereiro. O grupo, que atendeu também produtores, reuniu 11 técnicos do Programa que atuam no Sul de Minas. O curso ministrado pelo instrutor Marco Alziro Carvalho Guimarães tem, para os técnicos, foco sobre atualização de conhecimentos, uma vez que poderão ter nessa ferramenta um auxiliar para o monitoramento de lavouras.

Segundo o supervisor do programa no Sul de Minas, o engenheiro agrônomo Henrique Frederico Santos, o drone pode ser uma excelente tecnologia para auxiliar os técnicos no monitoramento da lavoura, de forma mais eficaz e rápida. “Podemos analisar através das imagens os índices de falhas na lavoura, pragas e doenças, escaldadura de planta por insolação e acompanhar a evolução das lavouras, por exemplo”.

Henrique também enfatizou que a ferramenta utilizada até o momento pelos técnicos, o Google Earth, que disponibiliza imagens por satélite, não tem a precisão do drone, pois as imagens não são atualizadas com frequência. Essa questão faz com que os técnicos, muitas vezes, analisem imagens que não retratam a realidade da lavoura. O drone pode resolver esta questão. “Esta capacitação é necessária para evolução dos trabalhos no ATeG e a necessidade foi sentida pelos técnicos”.

Atuando em região com topografia montanhosa, esta ferramenta, além das imagens em tempo real, agiliza as análises ao evitar o deslocamento do técnico para áreas de difícil acesso ou distantes, e amplia a área de visualização pela dimensão das imagens, o que proporciona uma visão mais geral da lavoura.

Para o técnico do ATeG, Eugênio Andrade Souza, a capacitação com o drone surpreendeu pela capacidade de trabalho com esta ferramenta. “Conseguimos ver a quantidade de plantas por hectare e analisar a lavoura. Fotos, mapas, NDVI para identificação de doenças e controle de ervas daninhas é uma ferramenta importante para nós do ATeG. Eu não sabia que poderia somar tanto ao nosso projeto”. Eugênio tem uma boa experiência, pois atende um grupo de 27 produtores de Alterosa pelo programa.

Matérias Relacionadas