Logo CNA

Santa Catarina

Técnicos da ATeG Ovinocultura de Corte aperfeiçoam conhecimentos em Treze Tílias
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Treinamento reuniu profissionais do estado, visando discutir vários assuntos que envolvem a cadeia produtiva para promover troca de experiências e levar inovações às propriedades.

29 de setembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promoveu na última semana, em Treze Tílias, a capacitação dos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a ovinocultura de corte. O treinamento reuniu profissionais de todo o Estado, visando discutir vários assuntos que envolvem a cadeia produtiva e promover troca de experiências para levar inovações às propriedades.

Durante o encontro, realizado em dois dias, a coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, fez um alinhamento das atividades e falou sobre os expressivos resultados obtidos no setor desde que o programa foi implantado. Segundo ela, a ATeG na área de ovinocultura de corte iniciou em 2016 e oportunizou atender 819 produtores. “Estão em andamento 16 grupos formados por 454 participantes de 80 municípios. Os resultados são visíveis tanto na gestão das propriedades, quanto na produtividade dos rebanhos. Isso é possível porque contamos com equipes de técnicos e supervisores comprometidos com o trabalho no campo”.

O evento também incluiu palestras ministradas pelo médico veterinário Daniel Barros de Barros sobre os seguintes temas: Atuação do consultor na empresa rural e mercado da carne ovina; Planejamento reprodutivo; Planejamento sanitário; Planejamento nutricional; além de Controles financeiros.

A Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), vem contribuindo significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural. A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a ATeG em ovinocultura de corte trabalha com gestão, sanidade, pastagem, nutrição e genética dos rebanhos de ovinos. “Os produtores recebem consultorias tecnológicas e gerenciais, além de participar de oficinas e Dias de Campo que possibilitam a troca de experiências. Para que essas ações aconteçam com sucesso precisamos de técnicos atualizados e, por isso, organizamos ao longo do ano capacitações destinadas a todos os profissionais que atuam com treinamentos e consultorias nas propriedades”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que o aperfeiçoamento dos técnicos de campo é fundamental para mantê-los preparados a enfrentar os desafios nas propriedades. “As nossas metas incluem buscar a eficiência para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios. Entendemos que o aperfeiçoamento profissional de quem está no dia a dia com o produtor é primordial para atingirmos os melhores resultados”.

Matérias Relacionadas