ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Superintendente do Imea participa de intercâmbio no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)
Whats App Image 2022 09 05 at 08 50 00

Cleiton Gauer, foi selecionado para o Programa de Intercâmbio Cochran Fellowship Program, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

5 de setembro 2022
Por CNA

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, foi selecionado para o Programa de Intercâmbio Cochran Fellowship Program, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A partir de setembro, Cleiton estará nos Estados Unidos com o objetivo de se aprofundar sobre o processo de estatística agrícola desenvolvido pelo USDA. Além dele, o grupo terá representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Serão duas semanas de treinamento (de 10 a 23 de setembro) para mostrar os trabalhos de produção e elaboração de dados desenvolvidos pelo USDA, entre eles os relatórios mensais da safra americana. Na programação constam conteúdos relacionados ao design e elaboração de questionários, estratificação de dados agrícolas, estimativas de estoque, análises econômicas de mercado, sensoriamento remoto, conhecimentos técnicos e habilidades em áreas relacionadas ao comércio agrícola, desenvolvimento do agronegócio, gestão, política e marketing.

“É uma grande oportunidade conhecer como são feitas as análises estatísticas de um departamento que tem uma longa trajetória e experiência em apuração de dados agropecuários americanos e mundiais”, afirmou o superintendente.

Segundo Gauer, a expectativa após essa viagem é poder contribuir para melhorar os modelos e processos de levantamento e tratamento de dados feitos pelo Imea. “Queremos trazer para Mato Grosso o que é possível adaptar para nossa realidade local e aprimorar ainda mais os resultados do nosso trabalho”, completou.

Sobre o programa – O Cochran Fellowship Program, em homenagem ao falecido senador americano William Thad Cochran, oferece oportunidades de treinamento de curto prazo para profissionais agrícolas de países e mercados emergentes.

Entre os objetivos estão: ajudar os países a desenvolver sistemas agrícolas para atender às necessidades de alimentos e fibras de suas populações domésticas, fortalecer e aprimorar os vínculos comerciais entre os países e os interesses agrícolas nos Estados Unidos.

Mais informações sobre o programa aqui: https://www.fas.usda.gov/programs/cochran-fellowship-program .

Reconhecimento internacional – O Imea sempre teve uma relação próxima com os adidos agrícolas americanos no Brasil. Em 2021, por exemplo, dados do Instituto foram utilizados pelo USDA durante o Agricultural Outlook Forum.

O economista-chefe do USDA, Seth Meyer, usou gráficos da evolução do percentual de área colhida de soja em Mato Grosso, elaborados pelo Imea, na sua apresentação sobre as perspectivas para os mercados e comércio de commodities dos EUA em 2021 e a situação da renda agrícola do país.

Em julho de 2022, uma delegação internacional de representantes do USDA, entre eles o Seth Meyer, esteve em Mato Grosso. O grupo visitou o Sistema Famato para conhecer mais de perto os trabalhos do Imea também ( https://youtu.be/_1bme2bo-tI ).