Logo CNA

Mato Grosso

Superintendente do Imea participa da reunião do Núcleo de Relações Internacionais da CNA
Whats App Image 2023 03 23 at 18 36 03

Foco do encontro foi capacitação em comércio exterior e relações internacionais

23 de março 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, participou, em Brasília, no dia 22 de março, da primeira reunião presencial do Núcleo de Relações Internacionais, desde o seu lançamento em novembro do ano anterior.

Formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e federações de agricultura e pecuária, o núcleo foi criado para capacitar os integrantes do colegiado e discutir ações de comércio exterior nos estados e promover uma troca de experiências. Participaram representantes de 22 estados da federação.

O foco do encontro foi a capacitação em comércio exterior e relações internacionais. Foram apresentados dados que mostram a relevância do programa Agro BR para a promoção das exportações de pequenos e médios produtores rurais.

“A reunião foi de grande importância, principalmente para conhecer as ações da diretoria de Relações Internacionais da CNA, e acompanhar como as pautas prioritárias que o setor, a CNA e as federações, precisam atuar em 2023. Além dos principais temas, foi relevante discutir a questão das regras ambientais e o impacto nas exportações do agro pelas regras da União Europeia. Essa é uma legislação que vai entrar em vigor no final do ano que vem e poderá trazer grandes impactos para o setor”, disse Cleiton Gauer”.

Os representantes das federações também participaram de palestras e debates sobre mercados, comércio exterior, os grandes acordos e a diversificação da pauta exportadora brasileira, a importância que a agropecuária tem na balança comercial brasileira com os resultados de 2022 e as perspectivas para 2023, assim como a imagem da agropecuária brasileira no Brasil e no mundo, e entre outros assuntos.

Matérias Relacionadas