Logo CNA

Sergipe

Solução simples e sem custos reduz mortalidade de peixes de produtores assistidos pela ATeG
Whats App Image 2023 04 27 at 11 40 05

Perdas foram reduzidas em 80% no município de Areia Branca, no agreste de Sergipe

27 de abril 2023

A mortalidade de peixes no verão era um grande problema para piscicultores da barragem Jacarecica II, no município de Areia Branca, agreste de Sergipe. Uma solução simples e sem custos reduziu a mortalidade das tilápias em 80%, a sugestão foi da técnica de campo do Senar Sergipe, Crislayne Bery.

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe atende 5 piscicultores nesta Barragem, onde os produtores já estavam desanimados com a criação das tilápias, mas a ATeG, chegou para reduzir custos na criação e aumentar a lucratividade de forma sustentável.

Um dos problemas que reduzia a lucratividade desses piscicultores era a concentração de Streptococcus, uma bactéria que provoca infecções e a morte dos peixes. O diagnóstico é uma das 5 etapas da ATeG e para reduzir essa mortalidade a técnica de campo sugeriu o uso da Terminalia Catapa, também chamada de folha de amendoeira.

Segundo o piscicultor Sérgio França, o prejuízo passou dos 20 mil reais, com a mortalidade dos peixes, no último verão. “A técnica de campo do Senar falou e eu confiei em fazer o experimento. Tinha algumas gaiolas que estavam tendo mortalidade, separei as gaiolas e comecei a usar, 15 dias depois já senti um resultado positivo, 30 dias depois não tinha mais mortes e as outras continuaram e assim foi reduzindo a mortalidade de peixe”, explica o produtor.

A técnica de campo explica como usar a folha da Catapa: “A folha de catapa possui bioativos e tem propriedades antibacteriana e fungicida, basta usar as folhas secas, se repicadas coloca num saco de batata furadinho e troca a cada 15 dias”, explica.

Everaldo dos Santos também é assistido pela ATeG e apostou no uso da catapa. Com a redução da mortalidade, ele ainda não contabilizou os lucros, mas sabe que com as anotações das contas e acompanhamento do Senar, o dinheiro a mais certamente virá.

Confira matéria completa exibida no Programa Nosso Agro, uma parceria da CNA com a Band TV, Agro + e Terra Viva:

Matérias Relacionadas