Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato e ABPO unem forças para dar início ao protocolo de indicação geográfica da Carne do Pantanal
8 JRK2 TJ copiar

Indicação de procedência da carne do Pantanal será um selo utilizado para identificar a carne bovina da região do Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense

11 de janeiro 2024

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) se reuniram nesta terça e quarta-feira (09 e 10/01) para discutir o processo de indicação geográfica da carne do Pantanal. Em busca do reconhecimento oficial, as entidades iniciaram o trabalho de elaboração de normas e protocolos relacionados ao sistema de produção da pecuária pantaneira.

Mais do que um selo de qualidade, o reconhecimento da indicação geográfica representa a valorização dos mais de 300 anos de história e tradição na produção de carne pantaneira, o processo visa destacar a autenticidade e origem do produto, ressaltando seu sabor único. O selo de controle será implementado após deferimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A indicação de procedência da carne do Pantanal será um selo utilizado para identificar a carne bovina proveniente do rebanho nascido, criado e engordado na região do Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense.

O reconhecimento da indicação geográfica representará um pontapé inicial para o desenvolvimento da região, envolvendo entidades como Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sindicatos rurais pantaneiros, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A união dessas organizações demonstra o compromisso com a conservação do bioma, destacando a pecuária pantaneira como referência.

A reunião contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos; analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho; analista de Meio Ambiente da Famato, Tânea Arévalo; supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Nogueira; diretor-executivo da ABPO, Silvio Balduíno; analista de certificação da ABPO, Leonardo Colaço; e o consultor do Sebrae, Marcos Fabrício W. Gonçalves.

Matérias Relacionadas