Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato apresenta projeto para novo Centro de Educação do Senar-MT em Água Boa
IMG 0228

Reunião foi realizada na presença de lideranças da instituição e do município

25 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

O município de Água Boa (730 km de Cuiabá) será contemplado com um Centro de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A proposta foi apresentada por representantes do Sistema Famato em reunião com lideranças de Água Boa, na tarde da sexta-feira (22.09), na Prefeitura Municipal.

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, compareceu ao encontro e explicou sobre a importância de ofertar uma capacitação completa e especializada para a zona rural. “Trouxemos boas notícias para a região e mostramos um novo projeto voltado para a educação e qualificação, que dará muito mais resultado e atenderá as demandas do campo”.

O projeto vem substituir a proposta do Centro de Treinamento antes proposto para o município. O investimento previsto está na casa dos R$ 20 milhões e a ideia é que as obras sejam iniciadas em seis meses. “Precisamos atender a legislação do nosso órgão e pretendemos começar esse projeto o mais breve possível”, afirmou Tomain.

Para a vice-prefeita, Rejane Schneider, o prazo de análise do projeto foi necessário para que fosse apresentada uma melhor proposta. “Esse projeto tem um custo de execução menor e é perfeitamente possível. Essa área foi adquirida para fins educacionais e queremos muito em breve estar com essa unidade funcionando e trazendo melhorias para a nossa cidade”.

O Centro de Educação é um projeto de Escola Agrícola, onde será ofertado o curso Técnico em Agropecuária (concomitante e subsequente) e treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR). Na unidade também terá um polo da Faculdade CNA com cursos de graduação em tecnologia e aulas da Rede e-Tec.

A proposta do Sistema Famato/Senar é promover o desenvolvimento de toda a região através da educação, capacitando a mão de obra já empregada no campo, o produtor rural e futuros profissionais, jovens que pretendem atuar no mercado de trabalho.

Para o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, a metodologia do Senar garantirá uma educação de alta qualidade. “O Senar-MT traz uma grande credibilidade para esse ensino garantindo que eles aprendam a ser profissionais competentes. Vamos formar jovens para que eles saiam técnicos e, quem sabe, já empregados”, explica.

Segundo o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros, é uma estrutura preparada para uma entrega educacional completa. “Ela contará com setores administrativos, de apoio pedagógico, setores produtivos (agrícolas e zootécnicos), laboratórios, tudo para que o jovem receba uma formação completa”, destaca.

Reunião – Pelo Sistema Famato, participaram o presidente Vilmondes Tomain, o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, o assessor jurídico do Senar-MT, Carlos Royttmen, o diretor administrativo financeiro da Famato, Robson Marques, o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Antônio Delai, o produtor rural, Antônio Fernandes e os gerentes do Senar-MT, Marcos Medeiros e Gustavo Mocci.

Pelo município estiveram a Vice-Prefeita, Rejane Schneider, o Secretário Municipal de Administração e Planejamentos, Sebastião Antônio Lopes e membros da Comissão que acompanhará o projeto.

Matérias Relacionadas