Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC forma novos técnicos em agronegócio em Canoinhas
01 1

19 de fevereiro 2020

Fonte: MB Comunicação

Após dois anos de dedicação, 27 alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, receberam o certificado de conclusão. O evento foi realizado nesse sábado (15) na Cabanha Serra Alta e reuniu coordenação técnica, docentes, familiares e amigos dos formandos, em Canoinhas.

O objetivo foi capacitar produtores rurais para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado de trabalho e aumentar a rentabilidade, aprimorar e aplicar novas técnicas em seus estabelecimentos rurais”, enalteceu o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

Para otimizar o desenvolvimento das propriedades, visando o crescimento de diversos segmentos das cadeias produtivas do Agro, agricultores, vendedores, sindicalistas, contabilistas e engenheiros participaram da capacitação, realizada em quatro semestres na modalidade a distância, totalizando 1.230 horas.

A grade curricular foi estruturada com temas como: ambientação; introdução à informática; português instrumental; introdução ao agronegócio; administração rural e técnicas de produção vegetal; gestão de pessoas; cooperativismo e sindicalismo, gestão de custos e técnicas de produção animal.

O patrono do curso e professor Irineu Berezanski destacou que a cerimônia foi indispensável para agradecer os alunos e os colaboradores. Relatou também sobre os compromissos desses profissionais mediante a sociedade, a vida pessoal e profissional. “Além de técnicos, formamos também seres humanos melhores”, afirmou.


A paraninfa da turma foi a secretária do curso Sabrine Verka, que destacou-se pela organização e pelo atendimento aos alunos. O agricultor de Canoinhas Gildo Stocker foi escolhido o amigo da turma. O técnico em agronegócio e orador Eraldo Konkol, de Irineópolis, destacou sobre a parceria e os desafios dessa trajetória que ficarão marcados.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, Edmilson Verka, ressaltou que a formação desses alunos foi a realização de um sonho idealizado em 2015. Também anunciou que a nova turma do Curso Técnico em Agronegócio deve iniciar em março deste ano, com a participação de 30 produtores rurais.

QUALIFICAÇÃO

Para fomentar o conhecimento dos produtores rurais, Pedrozo orientou os técnicos a ingressarem no curso de graduação em Gestão do Agronegócio, promovido pela Faculdade CNA. Estão disponíveis 350 vagas por curso e o investimento mensal será de R$ 179,00. O prazo de inscrição encerra nesta sexta-feira (21) e deve ser efetuada pelo site faculdadecna.com.br .

Matérias Relacionadas