Logo CNA

Maranhão

Sistema Faema/Senar acompanhará implantação de práticas de manejo sustentável em mais de 7 mil propriedades rurais maranhenses em 2024
Foto 01 ATEG

Com mais de 30 anos de serviços prestados ao produtor rural maranhense, instituição fortalece atuação baseada no conceito de sustentabilidade social, econômica e ambiental

17 de fevereiro 2024

Por: Leocândida Rocha

Fonte: ASCOM - FAEMA/SENAR

No ano em que comemora 10 anos de atendimento a produtores rurais maranhenses por meio do programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o sistema Faema/Senar anunciou a ampliação do serviço que vai atender sete vezes mais propriedades rurais que a capacidade instalada no início do programa, em 2014, quando assistiu a produção de mil unidades produtivas no estado. A ampliação de 600% na capacidade de atendimento do programa vai beneficiar, em 2024, 7 mil propriedades rurais localizadas em 185 municípios maranhenses.

Com o acesso a assistência técnica e gerencial milhares de produtores, têm visto a melhoria de sua renda e a mudança de seus índices produtivos. A missão neste caso, é tornar suas propriedades mais rentáveis e atrativas, além de focar na manutenção dos produtores no campo.

Mas o movimento não impactou apenas a produtividade de pequenas e médias propriedades rurais, como também se tornou opção de carreira para mais de 300 profissionais das ciências agrárias que passaram a atuar como técnicos e supervisores de campo capacitados pela metodologia. Engenheiros agrônomos e de pesca, técnicos agrícolas, zootecnistas e veterinários são treinados e selecionados para a base de credenciados todos os anos.

Foto 02 ATEG

Cada propriedade rural contemplada pelo SENAR, por meio dos sindicatos rurais, recebe acompanhamento mensal com profissionais especializados durante dois anos, de forma totalmente gratuita.

"Se contabilizarmos o total de produtores atendidos nos 12 programas executados ao longo de dez anos, chegamos a um total de mais de quinze mil produtores que receberam os nossos serviços, e que agora exercem as suas atividades de maneira assertiva”, disse a coordenadora técnica de ATeG, Aline Saldanha.

Ela revela que o Senar atua com 09 cadeias produtivas, e destaca a Bovinocultura de Corte, Olericultura e Piscicultura, que juntas, representam mais de 70% do público atendido. “Mais de 60% das propriedades assistidas são menores que 50 hectares, o que significa que prestamos assistência a pequenos, médios e até grandes produtores maranhenses”, assegura a médica veterinária.

Sustentabilidade

Com expertise em habilitar produtores rurais há mais de 30 anos, o Senar, um braço da Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), desenvolve práticas cujo enfoque é a sustentabilidade, baseada em três pilares: econômico, social e ambiental.

“Consideramos que toda atividade produtiva precisa proporcionar o retorno financeiro que garanta a manutenção dos processos e a rentabilidade adequada, para transformar as propriedades em empresas lucrativas. No âmbito social, buscamos formas de garantir que a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais reflita em geração de emprego e renda no campo. Já no ambiental, conscientizamos e orientamos os produtores a produzirem de acordo com a legislação ambiental vigente, que é apontada como uma das mais avançadas do mundo”, explica o gerente de assistência técnica do SENAR, Epitácio Rocha.

Foto 03 ATEG

Os resultados das consultorias técnicas às propriedades são monitorados, e compartilhados em eventos técnicos como Dias de Campo, para inspirar produtores rurais e democratizar o acesso à informação e novas tecnologias e práticas de manejo

Recursos naturais

Com isso, os projetos empreendidos dentro da assistência técnica levam aos produtores, técnicas que possibilitam uma melhor utilização dos recursos naturais. “Afinal, não há benefícios, nem sociais, nem econômicos, na utilização danosa dos recursos naturais; solo e água que são considerados insumos fundamentais nos processos produtivos e precisam ser utilizados de maneira responsável e sustentável durante o processo produtivo”, defende o gerente do SENAR.

Os profissionais do campo, levam ao produtor indicações que consideram a eficiência e otimização dos insumos, até porque, essas medidas têm repercussões na lucratividade de suas propriedades. “Além disso, preconizamos tecnologias que tem reflexos diretos na produtividade. E todas as estratégias que tornem o produtor mais eficiente, traz benefícios ao meio ambiente, à sociedade e ao próprio produtor”, completa Aline Saldanha.

Seguindo o raciocínio da coordenadora técnica, o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho diz que ninguém no Brasil preserva mais do que o produtor rural, “porque ele sabe que não pode estragar a sua terra, porque depende dela, assim como a água e o sol para produzir”, destaca.

Ele segue afirmando que o Maranhão possui cerca de 450 mil hectares preservados dentro das propriedades rurais. Cada uma com a sua reserva legal e áreas de proteção permanente (APP).

“Esse número é maior do que todos parques de reserva legal existentes no estado do Maranhão”, disse, ressaltando o papel do Senar, que é levar conhecimento e tecnologia aos produtores rurais, para que mais pessoas produzam com qualidade, “de modo a contribuir diretamente para que o Brasil se transforme no maior exportador do mundo, com condutas baseadas no respeito à natureza, apostando em hábitos corretos de plantio, sem desmatamento e queimadas irregulares”, enfatiza.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas