Logo CNA

Sistema CNA/Senar participa de live sobre inovação no agro
49238440927 3ab43dc0dc c

Coordenador de Inovação da entidade analisou crescimento do uso de tecnologias no setor

30 de julho 2021
Por CNA
Por Senar

Brasília (30/07/2021) – O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, participou de uma live sobre inovação nas agtechs promovida pelo Prêmio Gigantes da Inovação, na quinta (29).

Matheus Ferreira explicou que as margens de ganhos das atividades rurais reduziram nos últimos anos e a inovação se tornou fundamental para os produtores usarem melhor os recursos (naturais, econômicos e humanos) e terem escala de produção e rentabilidade.

“Com a criação da Embrapa e a expansão da assistência técnica, o Brasil conseguiu levar tecnologia para o campo. É um dos setores que mais usou inovação nos últimos anos, até por uma questão de sobrevivência, se não o produtor fica fora do mercado”, afirmou.

Além do acesso facilitado a equipamentos como drones e Veículos Aéreos Não Tripuláveis (Vants) – usados para o mapeamento de áreas, pulverização e agricultura de precisão, por exemplo –, ele destacou o crescimento das startups no setor.

De acordo com um mapeamento divulgado pela Embrapa anualmente, o número de agtechs passou de, aproximadamente, 1.150, em 2019, para cerca de 2.300, no ano passado. Conforme Ferreira, grande parte delas está “da porteira para fora”, na cadeia de suprimentos e insumos ou na cadeia de venda e comercialização.

“O número quase dobrou em um ano difícil, o que demonstra uma necessidade e um mercado que está em plena expansão. A terra é um bem muito caro e, cada vez mais, os produtores estão intensificando a produção com adoção de tecnologia”.

Um dos fatores que acelerou esse processo foi a pandemia. Na opinião dele, muitos produtores que não utilizam as ferramentas digitais foram obrigados a buscar alternativas de comercialização dos seus produtos, como marketplaces e as próprias redes sociais.

Nessa tendência, o Sistema CNA/Senar lançou uma plataforma de comércio eletrônico para estimular a venda de produtos do agro e passou a oferecer Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de forma virtual. Outra iniciativa da entidade é o Agroup, uma rede nacional de inovação para o agronegócio.

Matheus Ferreira também falou sobre a importância da ATeG, os desafios da conectividade no Brasil, impactos da pandemia no setor e agricultura de precisão, entre outros assuntos.

A live contou com a participação do jornalista Estevão Damazio e do professor Alexandre Motta, da Imagem & Credibilidade, e da especialista em novas tendências da Giant Inovação, Eliane Raye.

O Prêmio Gigantes da Inovação é uma iniciativa dos grupos Giant Inovação e Imagem & Credibilidade. Serão homenageadas personalidades atuantes no universo da inovação de 12 categorias diferentes. A cerimônia acontecerá no dia 5 de novembro, em Brasília.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas