Logo CNA

Sistema CNA/Senar e IICA debatem cooperação para o agro
X5 L3211

Em abril deste ano, as duas entidades assinaram um protocolo de intenções

10 de maio 2019
Por CNA

Brasília (10/05/2019) – O Sistema CNA/Senar recebeu na sexta (10) representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para trocar experiências sobre ações e projetos voltados para o setor agropecuário brasileiro.

Em abril deste ano, as duas entidades assinaram um protocolo de intenções que prevê o desenvolvimento de programas de apoio à produção agropecuária, à segurança alimentar e à promoção socioeconômica de produtores rurais.

“O objetivo desse encontro foi conhecer os projetos já executados pelo Instituto e identificar, junto às Comissões Nacionais da CNA e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aqueles que possuem mais sinergia com o trabalho do Sistema”, disse o superintendente técnico da Confederação, Bruno Lucchi.

Para o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Thiago Masson, o debate “foi fundamental para identificar temas de interesse comum e mover esforços para buscar recursos financeiros internacionais para projetos que beneficiem o produtor rural no Brasil”.

O representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, afirmou que o Instituto possui 35 escritórios espalhados pelo mundo com capacidade de apoiar os esforços dos estados membros em sua busca pelo desenvolvimento agrícola, bem-estar rural e cooperação técnica.

“Temos várias ferramentas para apoiar, sobretudo, o pequeno e médio agricultor. Podemos oferecer oportunidades de empreendedorismo, sustentabilidade e temas de sanidade agropecuária, entre outros”.

Durante o encontro, o IICA apresentou projetos em parceria com outras instituições focados em gestão de recursos hídricos, segurança alimentar, governança fundiária, recuperação de áreas degradadas e dessalinização e acesso a água.

“A CNA tem interesse em desenvolver ações na área de desenvolvimento sustentável, irrigação, construção de barragens e até programas de águas voltados para a região Nordeste”, explicou Bruno Lucchi.

Segundo ele, a Confederação defende iniciativas focadas no empreendedor familiar rural, com objetivo de desenvolver não só o ponto de vista econômico, mas também o ponto de vista sustentável. “Precisamos tornar esse produtor mais competitivo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação