Logo CNA

Sistema CNA/Senar apresenta projetos de inovação na Câmara Agro 4.0
IMG 7057

Reunião aconteceu durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Brasília

22 de outubro 2019
Por CNA
Por Senar
Por Instituto CNA

Brasília (22/10/2019) – O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, apresentou os projetos da entidade nesta área na primeira reunião da Câmara Técnica Agro 4.0, na terça (22). O encontro aconteceu durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em Brasília.

A Câmara é fruto de uma cooperação entre os Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para difundir ações de inovação e conectividade, como parte do Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado em agosto.

48942313247 af65f58a71 c

"O Sistema CNA/Senar possui participação estratégica na câmara porque recebe constantemente as demandas dos produtores e desenvolve projetos e soluções inovadoras para o agro. Temas como a conectividade no campo, a inovação e transferência de tecnologia, através da Assistência Técnica e Gerencial, são exemplos de como a CNA e o Senar poderão contribuir com a Câmara Agro 4.0,” disse.

A câmara possui quatro grupos técnicos: desenvolvimento, tecnologia e inovação; cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores; conectividade no campo e desenvolvimento profissional.

48942313982 40c80148a0 c

Segundo Ferreira, a Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio (AgroUp), desenvolvida pelo Sistema CNA/Senar, vai ser a responsável por levar as demandas do agro para a câmara técnica.

IMG 7091

"O AgroUp irá subsidiar com informações, as políticas que a Câmara Técnica irá fomentar, uma vez que mapeia problemas e oportunidades com o produtor, e aproxima-os da comunidade de inovação. Vamos continuar participando dos debates e colaborando com a câmara e as políticas públicas que surgirem a partir dela.”

Na parte da tarde, a reunião da câmara técnica continuou na sede do Sistema CNA. O vice-presidente da Confederação, Mário Borba, abriu os trabalhos e reforçou a importância de se discutir o tema para o setor.

IMG 7259

“O Brasil lidera as exportações do agronegócio e existem ainda muitos produtores rurais isolados país a fora. É um tema importante para todos os segmentos do agro e, por isso, precisamos ocupar esse espaço.”

Também houve discussões dos quatro grupos de trabalho e apresentação sobre conectividade, com o coronel do Exército, Carlos Marsiglia, consultor do Instituto CNA.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas